Translate

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

REVISTA Economist estampa fratura exposta da Amazônia


O governo brasileiro demitiu hoje o presidente do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) por confrontá-lo em relação à declaração de Bolsonaro de que não existe destruição da Amazônia. Nesta sexta feira, a revista britânica The Economist estampa em sua capa a fratura exposta da maior área verde do Planeta. "O Relógio da Morte" (Deathwhatch for the Amazon) é a realidade que a ignorância do governo brasileiro tenta esconder em termos de devastação.  

.

Nesta sexta (2), o Brasil voltou a estampar a capa da Economist. Dessa vez, como principal ameaça ao meio-ambiente. Uma imagem de toco de árvore com o formato do mapa do Brasil ilustra o título dramático "Vigília da morte para a Amazônia".

O texto diz que o presidente Jair Bolsonaro "deixou claro para os infratores (desmatadores) que eles não têm nada a temer".

A política ambiental do governo brasileiro, que prevê a possibilidade de mineração em terras indígenas e de expansão de atividades econômicas na Amazônia, também teve destaque - não exatamente positivo - em jornais americanos.

Em 28 de julho, um dos principais jornais dos Estados Unidos, o The New York Times, publicou artigo com o seguinte título: "Sob líder de extrema-direita brasileiro, proteções à Amazônia são cortadas e florestas caem".

O artigo diz que, se antes o Brasil era visto como liderança na área de meio-ambiente, agora o governo Bolsonaro coloca essa imagem em xeque.

Nenhum comentário: