Translate

terça-feira, 28 de agosto de 2018

CONVERGÊNCIA. Lúcio Mesquita vai coordenar Verdes Mares

Lúcio Mesquita, consultor técnico da Innovation e que dirigiu o setor de jornalismo brasileiro da BBC há alguns anos, é a figura que vai implantar o setor de convergência do Sistema Verdes Mares. Ele já chegou e foi apresentado aos coordenadores para implementar o projeto como diretor de operações do Sistema Verdes Mares. 



As emissoras do grupo terão uma redação unificada, projeto semelhante ao que o Sistema Jangadeiro implementou desde o ano passado, unindo redações do rádio, tv e mídias digitais. Até o final do ano, quando terminar o período de transição, ele é quem dará as ordens. 

Há algum tempo, ele deu entrevista a Sônia Bridi. no JornalismoNIC, quando citou a necessidade das empresas efetuarem a inclusão de todas as mídias situadas em um só espaço. 

"Se tivemos uma convergência da tecnologia, é natural que haja uma convergência dos usuários da tecnologia. É irônico que hoje em dia estamos contratando jovens profissionais que no dia-a-dia vivem na prática uma ‘vida multimídia’ e aí dizemos: ‘Não, estou te contratando para trabalhar em rádio, portanto esqueça tudo o que você faz em casa com vídeo ou texto porque aqui é só som’. A realidade é que muitos de nossos novos profissionais estão mais em casa com uma operação multimídia do que o método tradicional de redações isoladas", ressaltou. 

Destacando Fernando Vieira de Mello, da Jovem Pan AM, como seu mentor na estruturação do sistema de convergência, Mesquita ressaltou que "só o rádio podia chegar num acontecimento já ‘falando/narrando’ os fatos; se ainda estivesse vivo, ele teria visto que com as novas tecnologias, já podemos chegar falando, filmando, fotografando, blogando, etc., etc. E se isso era algo exclusivo dos profissionais, agora qualquer um pode fazer o mesmo – veja o impacto no jornalismo com o twitter, facebook, blogs, etc". 



Nenhum comentário: