Translate

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

DEU NO JORNAL. Reação de católicos ao 'Zorra Total"

Do Jornal do Brasil, edição de hoje: 

O padre José Roberto, da Igreja da Ressurreição, criticou nesta terça-feira (22) o episódio do programa Zorra Total, da Rede Globo, que fazia piada com Nossa Senhora.
“Graças a Deus não vi o programa. Me parece que o Zorra Total está com perseguição aos valores religiosos. Eu queria ver eles fazerem isso com os muçulmanos. Eu tive um aluno muçulmano que dizia que os católicos são muito ‘lights’. Eles não mexem com judeus ou muçulmanos porque eles não são ‘lights’", analisou.
Padre José Roberto prosseguiu, afirmando que a situação fica ainda mais grave "quando o tema central é Maria." "Foi falta de inspiração e criatividade, e um desrespeito à maioria da população brasileira, que é cristã."
No episódio do Zorra Total, durante uma “revelação”, Nossa Senhora de Fátima, em conversa com três adolescentes, afirma saber o que ocorreu com Ronaldo Fenômeno na Copa de 1998, na França. Diante da declaração, agentes do FBI aparecem em cena e anunciam que o local está grampeado. “Se falou sobre Copa, é porque tem ligações com a Fifa (...) Aos olhos da lei a senhora é mais uma envolvida com a cartolagem”, ordenam os policiais no humorístico da Globo, antes de levá-la à força.


Críticas
O jurista Ives Gandra também criticou o episódio, destacando que o episódio foi de "mau gosto". "Foi de profundo mau gosto a brincadeira atingindo a devoção de parcela ponderável da população e a devoção da humanidade há 20 séculos. Pelo baixo nível do programa, não merece sequer a afirmação de que está errada. Não merece resposta."
A teóloga Maria Clara Bingemer também não poupou críticas ao episódio: "Parece-me de extremo mau gosto e falta de oportunidade as referências à Nossa Senhora, venerada com fervor pelo Catolicismo, pelo programa Zorra Total.  Uma coisa é a tolerância com a diferença do outro, incluída aí sua religião. Outra coisa é o achincalhe e o tratamento de baixo calão dados a figuras que, para uma boa parcela da população brasileira, são sagradas. Lamentável, sobretudo em tempo de Natal.  Para um programa humorístico, desculpem, mas é de total falta de graça.”

2 comentários:

Unknown disse...

Que saudade dos maravilhosos comediantes!
Esse Zorra é uma grande maçada!

Anônimo disse...

Já não se fazem mais programas de humor como antigamente....