domingo, 11 de outubro de 2015

LITERATURA. Os famosos que se ocultaram sob pseudônimo


Na Literatura existem muitos casos de autores que utilizaram pseudônimos em seus trabalhos. Caso de Nélson Rodrigues que escreveu com o nome de Susana Flag, o folhetim 'Meu Destino é Pecar'. Além de Susana, Nélson também usou Mirna. 

Machado de Assis chegou a assinar várias crônicas com nomes de 'Boas Noites', ' Victor de Paula', 'João das Regras', "Dr. Semana" e até como Platão. 

E o que dizer de Fernando Pessoa? Ele não tinha apenas um mas dezenas de heterônimos. Álvaro de Campos, Alberto Caiero, Ricardo Reis e Bernardo Soares. 

Outros autores famosos, também, usaram pseudônimos em seus trabalhos literários. A escritora J.K.Rowling, da série Harry Potter, usou Robert Galbraith em 'The Cuckoo's Calling'. Stephen King, de 'O Iluminado', já escreveu com nome de Richard Bachman, 'Os Reguladores'. 

Isaac Asimov publicou 'As aventuras de Lucky Starr', com o nome de Paul French. Mark Twain já foi Samuel Langhorne Clemens no original de "As aventuras de Huckenberry Flinn". E o que dizer de François Marie Arouet que se tornou mundialmente conhecido como Voltaire?


Infografia da Pedra de Sísifo

Nenhum comentário: