Translate

sábado, 4 de abril de 2015

TECNOLOGIA. A origem das barras de cores que se vê na tv


Eu sempre tive curiosidade para saber mais informações sobre o conjunto de barras de cores e aquele som monocórdio que, vez por outra, encontramos, especialmente de madrugada. Elas foram criadas pela Society Motion Picture and Television Engineers (SMPTE) usadas para calibrar monitores.




O que parece blocos aleatórios de cor para o olho destreinado é realmente um padrão de teste cuidadosamente definido. Por exemplo, as cores amarelo, ciano, verde, magenta, vermelho e azul, na verdade, vão do mais luminoso para menos e são usadas para encontrar o nível de branco adequada.

Hoje em dia, ainda há casos de diretores de imagem pedindo para 'bater o branco'; mas o padrão de teste já existia desde quando a tv era em preto e branco. 



O padrão foi desenvolvido pela Radio Corporation of America (RCA) para ajudar os telespectadores sintonizar suas telas de televisão. Presumivelmente, as linhas grossas e finas da cabeça do índio foram escolhidos para fins de teste, embora a história exata tenha se perdido em tempos.

FONTE: The Presurfer

Nenhum comentário: