sexta-feira, 20 de março de 2015

SITE. O do governo britânico alerta sobre violência no Brasil



O Brasil virou rota perigosa para o turista que desejar visitar o País. Pelo menos é o que indica o site oficial do governo britânico. O Jornal do Brasil relata nota de alerta do governo para os ingleses que desejarem viajar para o nosso País.

"O quadro pintado é de total insegurança no país. É de se estranhar essa atitude do governo britânico, quando se lembra da violência no Reino Unido. Por lá, não são raros casos de terrorismo", avalia o jornal brasileiro.


Saiba o que diz a nota: https://www.gov.uk/foreign-travel-advice/brazil



Segurança/Criminalidade
Os índices de criminalidade são altos. A violência e o crime podem ocorrer em qualquer lugar e costumam envolver armas de fogo ou outras armas. Você deve ficar alerta, principalmente antes e durante os períodos de festas e de carnaval.
Evite usar jóias, relógios e roupas caras. Não leve grandes quantidades de dinheiro. Mantenha telefones celulares e câmeras escondidos e deixe seu passaporte e valores em um lugar seguro, embora você deva levar consigo uma outra forma de foto de identidade como uma carteira de motorista o tempo todo. Esteja preparado para entregar objetos de valor se você for ameaçado. Não tente reagir aos assaltantes. Eles podem estar armados e sob o efeito de drogas.
Roubos feitos de dentro de carros são comuns e ocorrem casos de sequestro. Quando chegar perto do seu veículo tenha as chaves prontas para facilitar sua entrada no veículo. Quando estiver dirigindo, mantenha as portas e as janelas fechadas, e tenha um cuidado especial com os sinais de trânsito. Em três ou mais faixas de tráfegos, considere usar as faixas do meio. Evite lugares desertos ou mal iluminados, a não ser que tenham sido aconselhados por alguém de confiança. Tenha cuidado com pessoas que se aproximam para pedir informações, especialmente de noite. A ameaça de ataques é mais baixo fora das cidades, mas incidentes podem ocorrer até mesmo em destinos de férias que parecem relativamente seguros.
Estupro e outros abusos sexuais contra turistas são raros, mas houve ataques tanto contra homens e mulheres. Alguns envolveram drogas usadas para estupro. Compre suas próprias bebidas e as mantenha à vista sempre.
Houve um aumento de roubos em caixas eletrônicos. Alguns foram equipados com um recurso anti-roubo que aplica tinta rosa às notas quando houve tentativa de arrombamento. Qualquer nota com tinta rosa não será aceita e automaticamente perde seu valor. Se você sacar dinheiro de um caixa e tiver qualquer tipo de marca de tinta rosa, fale ao banco imediatamente para mudá-la. Se trata-se de um banco 24 horas ou não em uma agência bancária você deverá obter uma declaração do banco do caixa eletrônico mostrando o comprovante e leve-o junto com a nota marcada a uma delegacia de polícia para registrar uma ocorrência.
Fraude de cartões de banco e de crédito é comum, incluindo clonagem de cartões de caixas eletrônicos. Fique de olho no seu cartão o tempo todo e não use seu cartão se notar qualquer coisa suspeita. Avise seu banco com antecedência sobre sua viagem para evitar que seu cartão seja bloqueado.
Também ocorrem casos de clonagem de telefone. Preste atenção em seu telefone o tempo todo.
Favelas
Há altos níveis de pobreza e níveis muito altos de crimes violentos em favelas, que existem em todos as grandes cidades brasileiras. O governo do estado implantou a política de Unidade de Policia Pacificadora (UPP) em várias comunidades no Rio de Janeiro. Isso tem melhorado a segurança nessas favelas, mas todas são áreas imprevisíveis e perigosas, mesmo se você visitar com excursões bem organizadas. A violência, particularmente dirigida à polícia e às autoridades, pode acontecer a qualquer momento. Fique alerta e tenha certeza de que você conhece sempre as condições locais.
Transporte Público
O transporte público costuma ser perturbado durante períodos de agitação. Fique atento quando usar o transporte público, especialmente durante os horários de pico  quando pequenos delitos são comuns. Geralmente, o sistema de metrô no Rio e São Paulo são mais seguros do que o de ônibus. Incidentes de sequestros e roubos de ônibus de excursão têm ocorrido nos últimos anos. Acidentes de ônibus são frequentes.
Use somente táxis oficiais. Você pode pegar um táxi com licença nas várias praças de táxi reconhecidas nas cidades brasileiras. A maioria dos aeroportos possui balcões de táxis licenciados dentro da área de recepção de bagagens. Você pode pagar pelo seu táxi com antecedência usando um cartão de crédito ou dinheiro dentro do aeroporto em vez de na rua.
A maioria das cidades grandes do Brasil possui instalações adaptadas para viajantes deficientes, incluindo ônibus com acessibilidade e elevadores para estações de metrô e plataformas.
Transporte rodoviário
O Brasil tem uma taxa alta de acidentes na estrada. Em muitas áreas rurais a qualidade das pistas longe das principais auto-estradas é baixa, assim como os padrões de direção, especialmente de caminhões e ônibus.
O Brasil tem uma política de tolerância zero com a mistura de bebida e direção. Se você for pego dirigindo sob a influência do álcool, você provavelmente será detido. As penas vão de multas à suspensão da carteira de motorista por 12 meses e a prisão de até três anos.
Transporte aéreo
Sempre escolha companhias aéreas reconhecidas. Têm ocorrido acidentes envolvendo aviões leves, com manutenção às vezes precária. Uma lista de incidentes e acidentes recentes e acidentes podem ser encontrados no site da rede de Segurança da Aviação.
Não podemos oferecer conselhos sobre segurança em companhias individuais. Porém, a Associação Internacional dos Transportes Aéreos publica uma lista de companhias áereas registradas que têm sido auditadas e alcançaram um número de padrões de segurança operacional e práticas recomendadas. Essa lista não é completa e a ausência de uma companhia aérea nessa lista não significa necessariamente que não seja segura.
Reserve bastante tempo para chegar no aeroporto para seu vôo. O tráfego nas principais cidades, especialmente em São Paulo e no Rio, pode ser bem pesado, particularmente durante a hora do rush.
Transporte ferroviário
A estrutura de trem e metrô é limitada. No passado houve alguns incidentes de segurança nesses sistemas.
Transporte marítimo e fluvial
Fique atento aos procedimentos de segurança em navegações. Acidentes de barco no rio Amazonas não são raros.Já foram registrados assaltos armados ou não a navios mercantes, inclusive barcos com a bandeira britânica na costa brasileira e em alguns portos brasileiros.
Nadar
Fortes correntes e tubarões podem ser um perigo em algumas praias. Peça conselhos a freqüentadores do local antes de nadar.

Nenhum comentário: