Translate

terça-feira, 18 de novembro de 2014

JORNALISMO. Cinco dicas para quem vai fazer entrevistas


A jornalista espanhola Ana Pastora relaciona cinco dicas em "A Meta" para quem está iniciando na vida jornalística. 

1- Dados são a sua maior ferramenta para enfrentar uma entrevista.
Prepare perguntas, rastreie qualquer informação que você possa encontrar sobre o assunto, contraste todos os dados e vá com papéis na mão, sublinhados e bem organizados para que você possa facilmente localizar uma declaração de que você possa se servir em um determinado momento para rebater uma resposta. 
2- Pergunte tudo o que você não entende. 
Faça perguntas como se fosse a sua avó ou sua mãe a partir do sofá em casa, usando a linguagem simples, porque esta é a melhor maneira de entender questões complexas e evitar que o entrevistado fique perdido em rodeios e eufemismos vazios . É como levantar a mão na sala de aula quando o professor diz algo que você não entende. 
3- Ouça atentamente a resposta de cada entrevistado, sempre alerta, sempre acordado.
Nunca perca um roteiro pré-definido, ou fique obcecado com o questionário preparado porque você usa resposta de um determinado entrevistado pode abrir caminhos jornalísticos novos e emocionantes. A sua capacidade de manter um equilíbrio entre um questionário e de escuta constante para cada palavra de cada resposta para reagir a colação deles.
4- Não sejas brando demais nem tampouco agressivo. 
Entrevistas muitas vezes causam furacão junto a um público. Ao entrevistar um político X, pode deixar indignados os seguidores do Y. Faça jornalismo, acima de qualquer ideologia ou preferência pessoal, derrubando preconceitos e trincheiras. Se o entrevistado falou a verdade, sinceridade e honestidade ele sairá ileso. Se não, será evidente. Mas isso é jornalismo.
5- Não perca o ritmo. 
Se a entrevista é televisionada, é essencial para entreter enquanto informa. Dedique a cada pergunta um só tempo, evitando que o entrevistado vá em outra direção; constantemente redirecione a conversa, lutando para o espectador compreender cada item que você colocar em discussão.

Nenhum comentário: