Smartphones novos são sempre sonho de consumo de dez entre dez pessoas. O da Apple vem sendo anunciado. Apesar das tentativas de manter o produto em completo segredo até seu lançamento, vazou um vídeo do YouTube, via canal Feld Volk, detalhando sua concepção.
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
BLOG. O 'top five' da ultima semana de agosto
Entrada | Visualizações de página |
---|---|
25/08/2014, 2 comentários
|
654
|
23/06/2011, 1 comentário
|
193
|
11/02/2013, 2 comentários
|
152
|
26/05/2011, 13 comentários
|
148
|
144
|
ENTREVISTA. Ney aborda temas como sexo, AIDS e morte
Neste sábado, o cantor Ney Matogrosso, 73, é a atração do programa de entrevistas feito pelo jornalista Roberto D’Avila. Segundo rograma, segundo adiantou o colunista Thiago Forato, Ney fala do pai militar, que o fez sair de casa aos 17 anos, homossexualidade, dependência de sexo e drogas, risco de contaminação pelo HIV e morte.
Deixa eu citar o que diz o colunista: "O artista conta que sua orientação sexual foi o motivo de vários desentendimentos com o pai, que já correu atrás dele com o revólver. Já pediu desligamento do serviço militar, foi hippie, já produziu bolsas e cintos de couro para vender, se relacionou com gente que era portador de HIV, foi dependente de sexo, drogas. Um vasto currículo.
“Fui poupado (do vírus). Tive contato com o vírus, não apenas uma vez. Era maravilhoso viver dessa maneira. Mas perdi muitos amigos, cheguei ir ao cemitério três vezes em uma semana para enterrar grandes amigos”, conta.TEVÊ. O 'Novela da Gente' pega o público pela emoção
Tenho quase sempre compromissos à noite, ligados ao trabalho que desenvolvemos na área de religião, e nunca havia tido oportunidade de assistir o 'Novela da Gente', da TV Jangadeiro. Gostei do formato leve com que Emanuela Braga e Ana Flávia conduzem a contação de histórias de pessoas na superação de problemas, onde a emoção é 'leit-motiv' do programa. O de ontem foi sobre a doença de Alzheimer e focou os cuidados da repórter Ian Gomes com a doença de sua mãe.
TV. O programa da Luizianne Lins ficou apenas no piloto?
Quem pergunta, quer saber: o programa da nossa Luizianne Lins, parou mesmo no primeiro? Essa é uma dúvida da leitora de GENTE DE MÍDIA, Marian Gomes, residente na Cidade 2000. Ela entende que a ex-prefeita precisou se desligar da mídia, a fim de atender às regras eleitorais, mas a dúvida é saber se ficou apenas num só programa da TV União.
Alguém poderia responder?
MEMÓRIA. Barão do Rio Branco já foi até marca de cigarros
Hoje é o dia nacional de combate ao fumo. E uma pesquisa junto ao Almanaque, revela que o Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Júnior), patrono da diplomacia brasileira, cujo rosto já estampou diversas cédulas brasileiras, também teve o nome usado por uma marca de cigarros. O Cigarro Barão era produzido em São Paulo na década de 1920. O curioso era o slogan da marca: “Contra fatos não há argumentos”. O anúncio de jornal da época. só não explicava quais eram os fatos. E muito menos os argumentos.
FIGURAS. Os semelhantes Augusto Bonequeiro e Lucas Leite
Depois de publicar foto do jornalista Lucas Leite (d) aqui no blog, teve gente telefonando para lembrar da semelhança dele com a figura do Augusto Bonequeiro. Reaalmente, tão logo foi feita a foto, nós tínhamos falado a respeito exatamente desse dado. Agora para esclarecimentos, o Lucas não é nada do Augusto, embora bote alguns bonecos por aí.
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
ELES SÃO 2014. Na campanha eleitoral vale tudo mesmo?
E nas redes sociais, bombou hoje uma foto com imagem do Lula pedindo votos para Marina. Os petistas dizem que se trata de montagem.
Montagem ou não, em política (com p pequeno mesmo) parece valer tudo. Só não vale é falar sério, pensar no povo, descumpliciar-se dos corruptos e com os dinossauros políticos, a la Sarney, a la Collor, a la FHC, a la Maluf etc e coisa e tal.
Política séria é visionarismo.
BEATLES. Há 50 anos eles eram assim. E foram mudando
fonte: béhance
Beatlemaníacos do mundo inteiro estão adorando as ilustrações "The Beatles (R)evolution", do italiano Danilo Agutoli, mostrando as mudanças no estilo e figurino da banda entre 1962 e 1970, o ano em que o sonho (pelo menos o deles) acabou.
RÁDIO. Da área esportiva para outros afazeres na Tribuna
Graziani, Jussiê e Lucas. Exemplos de profissionais da área esportiva que, na 101,7 desempenham atividades outras. Grazi faz o horário da noite. Jussiê conduz a equipe. Lucas encara o desafio de fazer locução de cabine. Os três deixaram crescer a barba, na contramão de petistas que estão abolindo esse e outros símbolos como o vermelho. Seria promessa?
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
terça-feira, 26 de agosto de 2014
MÚSICA. O cantor Robi, ex-Menudo, luta contra câncer
Nunca curti a 'boy band' Menudo. Passei a admirar o trabalho de concepção de Robi Draco Rosa, como produtor pelo álbum 'por "Vida", de Ricky Martin. Em novembro ele ganhou o Grammy por isso. Agora vem a notícia que está sofrendo de câncer, um linfoma não-Hodgkin, a ponto de adiar todo o trabalho do seu próximo disco. Boas vibrações.
HUMOR. A bodega do Encrenca está no Facebook
Para os admiradores do 'seu' Encrenca, personagem que Augusto Bonequeiro tornou famoso durante muitos anos na TV Jangadeiro, ele agora está nas redes sociais, onde é possível assisti-lo.
Clique AQUI
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
PRÊMIO. Jim Parsons, ganha o seu quarto Emmy
Jim Parsons, o meu humorista predieto, recebeu nesta segunda-feira (25) seu quatro Emmy de melhor ator de série de comédia, pelo papel de Sheldon em "The Big Bang Theory". Julia Louis-Dreyfus levou pela terceira vez por sua personagem em "Veep" – a atriz também tem prêmios por "Seinfeld" e "The New Adventures of Old Christine".
Parsons é um dos protagonistas da série, que passarão a ganhar US$ 1 milhão por episódio. Após fechar acordos milionários com os protagonistas da série, a produção da oitava temporada de "The Big Bang Theory" voltou neste mês. A série está marcada para retornar no próximo dia 22 de setembro no canal "CBS".
COMERCIAL. Roberto Carlos censura comercial do Torresmo
Ao que parece ninguém pode satirizar nada que lembre o chamado 'rei' Roberto Carlos. Mesmo depois de o reinado da Jovem Guarda se dissipar e outros detenham o poder musical no Brasil, Roberto ainda age como se fosse o todo poderoso. Ninguém pode penetrar no seu mundo. Mandou suspender um anúncio que fazia alusão a ele.
http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/comercial-satiriza-roberto-carlos-04020E1B3362DC895326?types=A&
Depois do comercial do Tiririca, que parece ter feito mais sucesso que o comercial da Friboi, agora Roberto Carlos mandou tirar do ar o do Ponto da Carne, que satiriza a figura dele como Torresmo Carlos.
Na peça, nada que ridicularize a figura do autor de 'Detalhes'; mas, simplesmente, RC parece não gostar de ser alvo de citações irreverentes. A exemplo de qualquer pessoa pública, Roberto está a mercê de citações assim, desde que não atinjam a sua carismática figura. No caso do Torresmo, o comercial ficou engraçado.
MÚSICA POPULAR. Edinho e Marisol representarão o Ceará
Os cantores cearenses Edinho Villas Boas e Marisol Senese foram classificados entre os 20 compositores do Brasil para o 20º Festival MPB – Certame da Canção, que será realizado de 29 a 31 deste mês, na cidade de Tatuí, São Paulo.
Eles defenderão "Feito tatuagem", música de parceria conjunta, que será arranjada pelo maestro Celsoveagnoli e acompanhada pela orquestra de Tatuí.
O dia em que um menino salvou a bola de ser engolida
Todo mundo sempre fala
Que o Face é o book da gente
Nele, passado e presente
se encontram e tudo mais rola;
como essa foto, tirada
por quem não dorme de touca
a Ian abrindo uma boca
pra engolir talvez a bola.
Que o Face é o book da gente
Nele, passado e presente
se encontram e tudo mais rola;
como essa foto, tirada
por quem não dorme de touca
a Ian abrindo uma boca
pra engolir talvez a bola.
Mas como em toda estória
tem bandido e tem mocinha
O nosso herói se avizinha
e salva a bola no ar...
Ian, com a fome de bola,
Escancara a boca e não pega
E a gente só se assossega
Porque tudo isso é H.
tem bandido e tem mocinha
O nosso herói se avizinha
e salva a bola no ar...
Ian, com a fome de bola,
Escancara a boca e não pega
E a gente só se assossega
Porque tudo isso é H.
TV. Por que não Lorrane Cabral na versão do Miss Brasil?
No próximo dia 27 de setembro, o concurso Miss Brasil 2014 será realizado no Centro de Eventos do Ceará. Realizado pela Band/Jang, ele será comandado pela Renata Fan e o André Vasco, titular do "Sabe ou Não Sabe".
Perguntar não ofende: por que não a Lorrane Cabral? Ela se saiu tão bem na versão Miss Ceará, que bem poderia ser a titular ao lado da Renata.
domingo, 24 de agosto de 2014
Patrícia Pillar fala que ama Ciro Gomes para sempre
Uma das mulheres mais bonitas da TV - na minha opinião, a mais -, Patrícia Pillar foi entrevistada na coluna de Monica Bérgamo, na edição de hoje da Folha de SP. Em vários momentos ela fala do ex-marido Ciro Gomes. Veja alguns trechos:
Separada desde 2011, após 16 anos de relacionamento, a atriz que já declarou que "ama Ciro para sempre" diz que sua admiração pelo político também não acabou. E lamenta o fato de o ex-ministro e ex-governador do Ceará estar fora da corrida presidencial. "Acho que Ciro faz muita falta. O debate está vazio, pobre de ideias.
Patricia já viveu o céu e o inferno de uma disputa presidencial. Viu-se no centro de uma polêmica, após Ciro declarar em 2002 que o papel dela na campanha era o de "dormir" com ele. A brincadeira machista marcou o início da queda vertiginosa do candidato, que estava em primeiro lugar nas pesquisas.
Do mesmo modo que o defendeu na época, ela o faz hoje. "Muito da linguagem do Ciro, que a gente daqui [do Sudeste e do Sul] estranha e acha grosseiro, é do interior. De onde ele vem [nasceu em Pindamonhangaba (SP) e foi criado em Sobral (CE)], tem essa maneira de falar." E segue: "É raro um político se colocar. Ciro é digno, tem caráter".
Deixa claro que o título de primeira-dama nunca a seduziu. "Sabia que poderia vir a ter uma responsabilidade, mas sempre achei bobagem essa coisa. Ser primeira-dama era um papo besta perto de tudo que estávamos vivendo e da vontade de que o país desse certo."
ESTATÍSTICAS. Os 5 'posts' mais acessados da semana
23/06/2011, 1 comentário
691
26/05/2011, 13 comentários
121
87
58
11/02/2013, 2 comentários
58
PROFISSIONAIS. Sai Iris Lettieri e entra Ana Paula Aquino
Durante 37 anos, a voz mais marcante dos aeroportos pertenceu a Iris Lettieri.
Agora, a Infraero está mudando. Entra Ana Paula Aquino, a voz daquela mensagem da Vivo - "esse número de telefone não existe".
RÁDIO. Barraco no domingo esportivo da Bandeirantes
Barraco no estúdio da Rádio Bandeirantes, de São Paulo. Leia o relato do Daniel Castro:
José Luiz Datena brigou com o colega de Band Milton Neves na manhã deste domingo (24). O apresentador do Terceiro Tempo contava uma história de Datena no programa Domingo Esportivo, da rádio Bandeirantes, quando o titular do Brasil Urgente invadiu o estúdio aos berros e xingou no ar. "Que merda é essa?", questionou. O programa foi para o intervalo às pressas.
Milton Neves conversava com o comentarista Neto, por telefone, sobre o ex-jogador do Coritiba José Hidalgo Neto, conhecido como Capitão Hidalgo. O apresentador contou no programa que José Luiz Datena morou em uma pensão do atleta quando trabalhava no Paraná.
"Sabe quem morou na casa do Hidalgo em Curitiba, que estava desempregado na vida? José Luiz Datena. 'Filou boia' lá e até hoje ele é grato, porque tem muito ingrato por aí que não olha para trás, mas o Datena agradece o Hidalgo até hoje".
Na sequência, Milton Neves elogiou Datena e mandou um recado diretamente a ele: "Eu, viu, Datena, também trabalhei no rádio esportivo de lá [do Paraná] e morei em uma pensão que eu vou dizer uma coisa para você... e você morava com o Hidalgo e estava muito bem acomodado. Ao contrário de você, eu passei fome e frio. Grande Datena, deitou e rolou no Paraná antes de virar essa estrela nacional".
Após a história, Milton Neves ofereceu um vinho a Datena. Minutos depois, foi interrompido pelo apresentador do Brasil Urgente, que invadiu o estúdio aos gritos e xingou o colega de Band: "Meu, que merda é essa que você fala? Que merda é essa? É o caralho!", bradou o jornalista. Os palavrões vazaram no ar e programa foi interrompido.
Procurado pelo Notícias da TV, Milton Neves minimizou a bronca: "Não aconteceu nada. O Datena é gente boa, não quero falar sobre isso". José Luiz Datena não foi encontrado.
sábado, 23 de agosto de 2014
RÁDIO/TV. Locação de horários está sendo investigada
Deu na coluna Outro Canal, da Folha de SP: O Ministério Público Federal começou a investigar a locação de horários em rádios e TV para programas religiosos e televendas. O anúncio foi feito nesta semana pelo MP em audiência pública na Câmara dos Deputados, para debater justamente a terceirização da grade de programação de TV.
O Ministério Público pretende apurar casos envolvendo canais que alugam quase toda a sua programação para entidades religiosas. Na mira do órgão estão emissoras como o 21, do Grupo Bandeirantes, que tem mais de 20 horas alugadas, e a rede CNT, que possui mais de 90% de sua grade tomada por atrações religiosas.
Para integrantes do MP, a fiscalização do Ministério das Comunicação é falha, pois não atua quando se trata da venda de espaços nas emissoras.
A Câmara realizou audiência pública para debater a locação de horários na TV, que, segundo alguns especialistas, é ilegal.
Eles alegam que a comercialização desses espaços contraria a Constituição, uma vez que os canais de rádio e TV são concessões públicas.
Representantes das emissoras dizem que a locação não fere a lei, pois é a única forma de sobrevivência daquelas que não recebem publicidade suficiente dos grandes anunciantes.
-
NOMES. Morre Cybele, integrante do Quarteto em Cy
A cantora Cybele Ribeiro de Sá Leite Freire, uma das criadoras do grupo Quarteto em Cy, morreu anteontem, aos 74 anos, no Rio de Janeiro, vítima de uma isquemia pulmonar. Ela estava tratando de uma pneumonia, em casa. c corpo de Cybele foi enterrado ontem à tarde, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A cantora estava fora do Quarteto em Cy desde 2013, para passar mais tempo com a família. A canção "Sabiá", de Chico Buarque, fazia parte do repertório do grupo e rendeu a Cybele, ao lado de Cynara, o prêmio Galo de Ouro no 3º Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, no Rio, em 1968. Ela também ficou conhecida por dublar a personagem Branca de Neve, no clássico da Disney, "Branca de Neve e os Sete Anões". (com UOL)
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
HUMOR. Com qual político esse personagem se parece?
Época de campanha eleitoral, aparece de tudo. Nas redes sociais surgiu um internauta indagando com qual político cearense que, inclusive, disputa cargo eletivo, esse personagem do programa humorístico 'Garras da Patrulha' se parece.
Eu, honestamente, não consigo ver nenhuma semelhança, mas o cara assim o considera.
Alguém dá alguma dica?
Eu, honestamente, não consigo ver nenhuma semelhança, mas o cara assim o considera.
Alguém dá alguma dica?
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
ELES SÃO 2014. O preço que se paga por uma aventura
Nem tudo o que reluz é ouro. O dito é velho, mas sempre convincente. Agora que a campanha política começou no rádio e na tv, e que muitos profissionais da mídia se integraram ao trabalho de alguns comitês, é que se sabe que 'a fortuna' anunciada por alguns deles, na verdade, não é lá tão acachapante quanto eles próprios anunciaram.
Os 'convidados', segundo estou informado, é que andaram inflacionando, por conta própria, o cachê que diziam ir ganhar trabalhando para o candidato tal.
Alguém me contou que o contrato, não chega nem a metade do que foi propalado por esses profissionais. Claro, que isso se refere a jornalistas de primeiro embarque nesse navio, porque os nomes expressivamente consagrados, 'os profissionais de ouro', esses negociaram realmente o valor da mudança. E, evidentemente, por um bom preço.
Alguém me contou que o contrato, não chega nem a metade do que foi propalado por esses profissionais. Claro, que isso se refere a jornalistas de primeiro embarque nesse navio, porque os nomes expressivamente consagrados, 'os profissionais de ouro', esses negociaram realmente o valor da mudança. E, evidentemente, por um bom preço.
Fonte que age no meio contava numa mesa de bar, como alguns tiveram o ego inflacionado, e fecharam muito mais na expectativa de um futuro gancho do que aumentar a conta bancária.
ELEIÇÕES. Site 'Repolítica' ajuda a conhecer os candidatos
Está de volta o site Repolítica, ainda mais completo. Para eleitores conscientes, o Repolítica facilita ainda mais a difícil tarefa de conhecer e comparar políticos. :
---
Novidades
Perfis de todos os políticos: dos vereadores do interior do Piauí aos candidatos a presidente, estão todos no Repolítica.
Compare políticos por temas: Veja quem é a favor ou contra o aborto, o Bolsa-família, as cotas, a maioridade penal e muitos outros.
Tudo wiki: Todas as informações sobre os políticos são editáveis. Se você conhece algum candidato com perfil incompleto, edite e ajude outros eleitores.
Vídeos: Veja entrevistas, discursos e campanhas dos candidatos.
E até o fim da eleição vamos lançar várias outras novidades. Do renovado teste de compatibilidade até uma ferramenta para fazer perguntas diretamente aos candidatos.
TELEVISÃO. 28% do público fogem do horário eleitoral
Deu na coluna da Keila Jimenez: "Cerca de 28% dos televisores ligados na Grande São Paulo fugiram do primeiro dia de horário eleitoral na televisão.
No ar das 13h às 13h50 e das 21h30 às 20h20, a estreia da propaganda política gratuita na faixa nobre provocou uma migração de audiência para a TV paga sem precedentes.
Na primeira faixa de horário eleitoral, das 13h às 13h50, os canais pagos cresceram cerca de 140% em audiência. Passaram de 3,7 pontos (dia 12) para 8,9 pontos (dia 19). Nesse horário, os canais pagos somados tinham mais audiência que a Globo, que marcou 5,9 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
A soma de audiência dos canais pagos na faixa noturna foi de 9 pontos (dia 12), para 16,4 pontos (dia 19): um crescimento de 82% de audiência.
Nem os maios otimistas na TV por assinatura esperavam uma migração de público tão grande no primeiro dia, quando muita gente ainda está curiosa para conhecer os candidatos na TV.
Na faixa noturna, a Record perdeu 40% de seu público durante o horário eleitoral. A Globo caiu 27%, e o SBT, 28%.
O número de televisores ligados na faixa foi de 63,1% para 59,5%, índice que tende a cair mais no decorrer da semana".
(Folha de SP)
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
DEU NO JORNAL. Míriam Leitão torturada durante ditadura
Grávida do primeiro filho, presa por militares e trancada em uma sala escura com uma jiboia. Em relato concedido ao jornalista Luiz Cláudio Cunha e publicado nesta terça-feira, 19, no site do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), a jornalista Míriam Leitão, de 61 anos, contou sobre as torturas sofridas durante o período em que esteve presa no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, no Espírito Santo, entre dezembro de 1972 e fevereiro de 1973.
"Tenho noção clara que fiquei apenas no prefácio do livro de horrores que aconteceu no Brasil (durante a ditadura militar de 1964 a 1985). Relativamente ao que outros (presos políticos) passaram, vivi muito menos", disse Míriam ao jornal O Estado de S. Paulo. "Não acho que minha história seja importante, mas as Forças Armadas precisam reconhecer que erraram. A democracia precisa que haja esse reconhecimento", afirmou.
Trechos do depoimento formal, arquivado pela Justiça Militar, foram publicados no livro "Brasil: Nunca Mais", de 1995, que reúne relatos de presos políticos. A diferença é que, agora, Míriam decidiu contar com as próprias palavras as torturas sofridas na instituição militar.
À reportagem do Estado, ela disse que não foi movida por um "sentimento pessoal de raiva, mas pela noção de que as instituições democráticas precisam que as Forças Armadas reconheçam que pessoas morreram dentro das instituições militares".
(Diário de PE)
terça-feira, 19 de agosto de 2014
JORNAIS. Agosto registra corte na redação do Diário do NE
O indesejável dedo da senhora demissão andou operando na redação do Diário do Nordeste, atingindo, inclusive, profissionais que atuavam na área de pesquisa.
Tenho informação de que seis pessoas foram atingidas pelo corte, segundo fontes do jornal, apenas ajustes empresarias que nada interferem na qualidade de produção do impresso.
Para os demitidos, entretanto, o bilhete azul vem dar* mais carga àquela velha tese de que o mês de agosto é mesmo do cachorro doido.
* obrigado, anônimo
* obrigado, anônimo
BOAS LEITURAS. Para os que usam as redes sociais
ROSELY SAYÃO
A convivência com a internet
Uma garota de 14 anos quer romper com o namorado, mas ele ameaça colocar na web vídeos íntimos do casal
A vida de nossas crianças e de nossos adolescentes não está simples, tampouco fácil. São tantas as tentações às quais eles estão submetidos, que fica difícil resistir. E está difícil principalmente porque a formação crítica que eles precisariam ter a respeito da vida tem sido escassa. Família e escola pouco têm investido nisso, talvez porque subestimem a capacidade de reflexão dos mais novos.
Vamos considerar a convivência deles com os recursos que a internet disponibiliza. Um passeio por blogs, portais com artigos opinativos e/ou analíticos, reportagens, etc., logo mostra, nos comentários, a violência e a agressividade com que as pessoas se manifestam, sejam elas jovens, sejam elas adultas. Penso que a internet consegue arrancar o que há de pior em muitas pessoas.
Vou reunir alguns acontecimentos de crianças e adolescentes na internet para ilustrar nossa conversa. Um jovem de 17 anos escreveu contando que abrira uma conta no Twitter, mas que estava prestes a fechar porque percebera que muita gente, inclusive ele, escreve coisas impulsivamente e depois se arrepende, mas aí é tarde demais, porque o texto já se espalhou.
Recebi de uma pessoa conhecida um vídeo com o pedido de uma análise. Eu fiquei tão chocada que logo apaguei, mas as imagens que vi não saem de minha memória. Uma garota, de mais ou menos 12 anos, filmada de frente, faz sexo oral com um menino com mais ou menos a mesma idade. Ao final, ela diz a frase "Agora você", chamando outro garoto que, pelo jeito, está em uma fila. Pelo som, dá para perceber muitas outras crianças por perto.
E, caro leitor: você tem ideia do cenário dessa filmagem? Uma sala de aula de uma escola particular. Não é hora de aula: não há adulto na sala, só crianças. Mas elas estão de uniforme, e as carteiras e a lousa são mostradas.
Uma garota de 14 anos me escreveu desesperada, porque disse que estava namorando e fez vídeos de momentos íntimos dela com o garoto. Agora, ela quer romper o relacionamento e o garoto diz que, se ela o deixar, vai publicar os vídeos no aplicativo de celular chamado Secret, que, por sinal, tem causado muitos danos a essa criançada e aos adolescentes.
O que podemos fazer para colaborar com uma vida mais saudável dessas crianças e dos jovens? Já temos provas de que aconselhar, mostrar os perigos e regular o uso de determinados recursos tecnológicos têm tido poucos resultados. Talvez devêssemos, então, investir mais intensamente na formação deles.
Vejo constantemente depoimentos de adultos que dizem que educação moral, ética, etc. é papel da família. Mas consideremos o contexto da vida atual: a televisão educa, a internet educa, as peças publicitárias educam, os valores sociais educam também. Mesmo que a família invista fortemente na formação dos mais novos integrantes do grupo, eles estão sujeitos a muitas outras influências.
Por isso, investir na formação do espírito crítico dos mais novos talvez seja um bom caminho. Investir nas virtudes é outra boa possibilidade. E isso é papel tanto da família quanto da escola.
Eles precisam saber que os meios de comunicação, que os modismos seguidos por seus pares, que os valores sociais que eles seguem, e tudo o mais podem (e devem) ser questionados. Mas questionados com ideias ancoradas no conhecimento.
Precisamos reconhecer: o potencial de reflexão que eles têm é alto. Só falta acreditarmos nisso.
Artigo publicado pela Folha de SP
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
JORNALISMO. A profissão segundo a novela "Império"
Entreouvido na novela 'Império':
"Quem entra no Jornalismo pensando ganhar dinheiro ou está desinformado ou mau intencionado"
RÁDIO. O ranking das cinco emissoras mais acessadas
Internauta nos indaga sobre audiência das emissoras AM/FM em todo o País. Nós temos informação de pesquisa de audiência via internet, pois a do Ibope somente é divulgada pelo instituto para conhecimento das empresas.
Por ordem de acessos, as rádios mais ouvidas do Brasil, nesta tarde de segunda feira, dia 18 de agosto, são a Jovem Pan, AM 620, de SP; em segundo a Bandeirantes, 840 FM, SP; em terceiro a Globo FM do Rio; quarto lugar a Gaucha, FM, de Porto Alegre e em quinto, a Globo AM do Rio.
As cinco emissoras cearenses mais acessadas são Verdes Mares, AM 810, (em 15o. lugar no ranking nacional); em segundo, rádio Clube AM, (em 21o no nacional); em terceiro é a Cidade, (em 27o. lugar nacionalmente falando); em quarto a Assunção, (29o. lugar); e, em quinto, Rádio Shalom, (32a colocação na lista nacional).