Foto: The Agency Post
O veículo televisão pode estar atravessando momento de transição. Empresas internacionais detectam a queda de audiência do público jovem, atraído pelos meios digitais que lhe oferecem maior interatividade. Isso pode significar uma mudança que tende a destinar a tevê a uma parcela de público mais amadurecido, lembrando até a fase que o rádio passou com a chegada de seu principal concorrente.
Análise feita por Carlos García Miranda, no site Bloguionistas, avalia que os adolescentes já não veem televisão como antigamente. Nem mesmo as séries produzidas especificamente para o público 'teen', parecem atrair a atenção deles como antigamente. Pode se considerar, também, a mudança da programação infanto-juvenil de emissoras que transferiram seus programas a canais temáticos.
"Os adolescentes saem da telinha a conta-gotas e já não dão aos canais as alegrias que deram no passado", lembra o articulista. Isso parece corresponder, também, a realidade brasileira. Mais e mais jovens estão focados em seus celulares, smartphones, notebooks e outros meios capazes de lhes transmitir as sensações da vida real com mais agilidade do que o mundo da ficção, enquanto se nota crescer a atenção pela 'tv social'. O que é isso?
TV social é um termo cunhado recentemente para descrever as interações das mídias sociais durante a exibição de um programa de tevê. Quase todos os programas de tv remetem hoje o telespectador a opinar no twitter, no 'what´s up' e outros meios de interagir com o público. Ainda assim é o público adulto e de classes sociais intermediárias que tem correspondido a esse compartilhamento.
Pesquisa recente descobriu que 60 a 70 por cento dos adultos usam um segundo dispositivo ou "segunda tela", como um telefone celular, laptop ou iPad enquanto assiste televisão.É a força das mídias sociais impondo regras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário