Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARTUNISTA. Cearense denunciou plágio

.
O cartunista cearense Newton Silva, em comentário postado no GENTE DE MÍDIA após matéria citando o novo contratado da Folha, denunciou o plágio praticado pelo desenhista João Mirio Pavan, com a tira "Psicóloga Direta". Pois ontem, o jornal paulista anunciou que deixava de publicá-lo exatamente por causa disso. 


Site da Folha deixa 

de publicar 

'Psicóloga Direta'

Ouvir o texto

O site da Folha deixará de publicar as tirinhas da personagem "Psicóloga Direta", de João Mirio Pavan.
Após a estreia, na semana passada, o jornal foi alertado sobre a existência de uma personagem anterior, feito pelo cartunista espanhol Molg H., chamada "La Psicóloga Honesta".
A "Psicóloga Honesta" de Mirio (que depois mudaria de nome para "Psicóloga Direta") fez fama no Facebook, onde em cerca de um mês alcançou cerca de 250 mil seguidores.
Mirio havia dito que tinha Molg H. como ilustrador de sua personagem, e que neste mês o tinha trocado pelo brasileiro Pedro Naine.
Em sua defesa, ele argumentou não considerar que houve plágio. "O novo desenho é uma releitura inspirada na obra de Molg H.", afirmou. Ele disse ver diferenças no tipo de humor feito por ele e no que é feito pelo espanhol, que considera "negro, com imagens de morte, drogas e sangue".
Procurado pela Folha, Molg H. não respondeu, mas postou hoje (27), no Facebook, a sua visão da história. Diz que não conhece Pavan, mas que recebeu dele várias mensagens pedindo permissão para usar suas imagens, e que jamais respondeu. "Isso quer dizer que não lhe dei permissão", afirmou. "Ele simplesmente se equivocou."
Após a postagem de Molg H., Mirio reconheceu que havia cometido um erro. Ele também anunciou o fim da página da personagem no Facebook

Nenhum comentário: