Translate

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

TV. MP retira imagens de site da Cidade

.
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) vai avaliar as imagens de um programa da TV Cidade, do Ceará, que veiculou na terça-feira (7) imagens de uma criança de 9 anos sendo vítima de violência sexual. As cenas, veiculadas no programa Cidade 190, foram solicitadas pelo MPF-CE para que sejam analisadas pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC).

O procurador regional da República do estado, Francisco Macedo Filho, pediu nessa quarta-feira (8) que as imagens, reproduzidas pelo canal Cnews, fossem retiradas do ar.

Depois que a informação foi divulgada, a página da TV Cidade na internet, sob o título “Confira o diálogo do estuprador para com a menina de 9 anos”, apresentava o campo do vídeo com a informação de que ele havia sido apagado. Na página do canal no site Vimeo, o vídeo foi retirado e, no início da noite, foi acrescentado outro, de seis segundos, com a frase: “Este vídeo foi removido a pedido do Ministério Público”.

De acordo com o MPF-CE, em 2013 foram abertos 20 procedimentos para averiguar o conteúdo de quatro emissoras locais, que se comprometeram a veicular noticiários de polícia sob a condição de não apresentar cenas de cadáveres, mutilações ou “forte apelo de violência”. Um Termo de Ajustamento de Conduta também foi proposto no dia 16 de dezembro de 2013 pela PRDC para adequar o conteúdo das emissoras às normas do Ministério da Justiça. As quatro empresas analisam o documento e têm 30 dias para se manifestar.

(Agência Brasil - via Eliomar de Lima)

P.S.: A minha opinião pessoal é de que há excessos nos programas policiais. O próprio Barra, que apresento, tenta seguir uma linha mais distante da falta de responsabilidade que alguns parecem deter. Mas, nos últimos tempos, parece que isso se perdeu. Antes, não limitava a ser um mero retransmissor de notícias de porta de cadeia e das ações banais das ruas. O texto das matérias deixa a desejar até mesmo ao público a qual é destinado o segmento. Eu próprio tenho chegado a minha posição crítica ao superintendente Cyro Thomaz que ficou de tomar uma providência a fim de se buscar a característica original do programa, fixadas em base de informar, sem deformar os fatos da editoria de Polícia.

3 comentários:

Anônimo disse...

o MP deveria tomar uma medida em relação a todos os programas policiais, que mostram imagens grotescas em pleno horário de almoço, e ainda assim aparece que a classificação de idade é livre para todos os públicos.

Anônimo disse...

A Jangadeiro também tem vídeo com imagens da menor estuprada, no site Tribuna do Ceará... Ah!, seu Nonato, porque você só olha para o quintal alheio e esquece do próprio (Barra Pesada)?

Anônimo disse...

Nonato, você é bom demais para esse tipo de programa, sempre o vejo desconfortável por lá. Programas desse tipo não deveriam existir, todos deveriam ser proibidos. Como é que chegamos a esse ponto: querer aumentar o "IBOPE" banalizando a violência, mostrando cadáveres mortos à bala, mutilados em atropelamentos, assaltantes espancados pela população, crianças estupradas e coisas parecidas ?
Dá é nojo ! Sai dessa, Nonato !