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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RÁDIO. A longevidade da velha 'mídia social'

Começa hoje em Fortaleza o encontro da ACERT sobre rádio. Infelizmente, não temos muito tempo para participar de discussões que se fazem sobre esse veículo, num momento importante de sua existência. O horário de trabalho nos obriga a tomar conhecimento apenas de longe - recebi e até agradeço convite da Carmen Lúcia para compor uma das mesas de discussões, mas a questão é o horário de trabalho da gente. 

Interessado em contribuir com o debate, aproveitei um trabalho do Paul Sawers, publicado hoje na web, e o transpus em português para o conhecimento de interessados.  

Rádio é a forma mais original de "mídia social" na medida em que permite que você se conecte com outras pessoas e idéias em sua comunidade ou além, de graça. É isso que faz o rádio a razão única por toda a sua longevidade. O rádio terrestre está crescendo, assim como a Internet e o rádio online”.

Um relatório recente da Nielsen descobriu que o rádio de transmissão tradicional ainda é o meio mais proeminente do consumo nos EUA.
De acordo com a pesquisa, quase dois terços (63%) de fãs de música dizem que o rádio ( tradicional ) é o seu principal meio de descobrir música nova. Claro, isso não quer dizer que meios alternativos de consumo ao rádio não estejam crescendo em demanda também - isso significa apenas que o seu velho e fiel 'FM / AM wireless' continua a ser uma força a ser contada. Por enquanto , pelo menos.

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" A acessibilidade da música tem um enorme expansão e diversificação ", explica David Bakula , do Serviço de Verificação e Desenvolvimento da Nielsen . " Enquanto os ouvintes mais jovens optam por métodos tecnologicamente avançados , os métodos tradicionais de descoberta , como rádio e boca-a- boca continuam a ser os condutores mais fortes. Com tantas maneiras de se comprar, consumir e descobrir música nova , não é de admirar que o consumidor continue a acessar e desfrutar de música em maior número. "

Mais de um modo geral , a percentagem de pessoas nos EUA que ouvem rádio AM / FM a cada semana se manteve praticamente a mesma no período de dez anos levando em conta números de 2012. De acordo com dados do Centro de Pesquisa Pew , 92% dos norte-americanos com idades a partir de doze anos ouviram a transmissão de rádio pelo menos uma vez por semana, apenas 2 % abaixo de 2002.

Enquanto isso, a Ofcom , a autoridade reguladora para a radiodifusão e as telecomunicações do Reino Unido, lançou recentemente seu mais recente relatório de rádio digital, revelando que os consumidores ainda estão comprando mais rádios FM do que novas encarnações desse veículo, tipo DAB ( Digital Audio Broadcasting ).

Na verdade , apenas um terço (33,4%) de todos os aparelhos de rádio vendidos nos doze meses encerrados em junho de 2013 incluiram um sintonizador DAB , embora este fosse de 28,7% em relação ao ano anterior. E em relação ao mesmo período de 12 meses , cerca de um terço (33,9%) de todas as horas de rádio escuta foi através do rádio digital, que inclui DAB , TV digital, a Web e aplicativos móveis . Isso representou um aumento de 11,2 % sobre o mesmo período de 2010 , e um aumento de 4,4% em 2012.

Então rádio DAB está aumentando a sua quota de mercado no Reino Unido, mas ainda está em desvantagem por FM - uma tecnologia de transmissão que veio à tona na década de 1930 - por uma marca de 3 para 1 . Mas por que o DAB pegou tão rapidamente? Roy Martin , fundador e editor da publicação britânica ‘Radio Today’, diz-nos que se resume à proposição sobre a mesa :

    
"O Rádio FM tradicional oferece som de confiança e tem décadas de escuta histórica por trás dele. Ao contrário da televisão na era digital , que ofereceu dezenas de outros canais, HDTV e serviços interativos. O rádio em digital não está oferecendo extras suficientes para fazer as pessoas mudarem .

Também vale a pena olhar para a escuta dos carros - um bastião de rádio - há décadas. Segundo a Ofcom , quase dois terços (61,7%) dos novos automóveis ainda não estão equipados com rádios DAB como padrão.

Enquanto a transição televisual do Reino Unido do analógico para o digital não está ainda completa , o futuro do rádio ainda é incerto. Um ‘Plano de Ação de Rádio Digital’ no país, determina que qualquer mudança forçada para a radiodifusão digital só vai acontecer quando o mercado estiver pronto para isso - quando mais de metade de toda a escuta de rádio acontece via digital, quando a cobertura DAB estiver a par com FM nacional e local, cobertura DAB atinge 90% da população do Reino Unido.

Então o rádio possa, talvez, ser apresentado em algum lugar ao lado de discos de vinil e cinemas. Tem sido ameaçado por tecnologias novas e emergentes desde sempre, mas parece um pouco resistente à mudança. Mas as coisas estão mudando ... apenas um pouco mais lentamente do que alguns podem ter antecipado.

A partir dos pontos  da telegrafia sem fio, no final do século 19 , com as primeiras transmissões públicas do início do século 20 e para as estações de música personalizados , até a forma orientada por algoritmos que vemos espalhados em toda a internet hoje, o "rádio" como um conceito evoluiu , com certeza. Mas o que o futuro reserva para o meio secular ?

Demos uma olhada no estado atual para ver o que está lá fora e trocamos informações com algumas das pessoas que trabalham no xxxx . Mas, primeiro, o que é rádio?


Definindo rádio na era digital

Rádio não é o que era antes. [...] As linhas em que rádio se apoiava, de ouvir música, se encontram já turvas, o que torna difícil distinguir o que é o quê.

" As linhas em que rádio e de ouvir música se encontram borraram "

Nos dias de analógicos ou de outrora , era mais fácil de diferenciar "rádio", de alguém ouvir música , por exemplo, em seu toca-discos. Agora, com o Spotify , Pandora , podcasting e todo o resto, as coisas mudaram.

Em um evento em Londres recentemente, uma série de dirigentes de todo o setor se reuniram para discutir se estávamos caminhando para a morte do rádio de música. Mark Mulligan, analista de Midia Consulting, tentou definir o que realmente significa o rádio em 2013. "De tudo o rádio é;   é uma antena de transmissão de conteúdo , então como é que se diferenncia - diferente da tecnologia de entrega - para algo que é transmitido para o computador ", ele perguntou .

Tradicional e DAB


Para todos os efeitos , nós podemos realmente apenas fixar o rádio digital (por exemplo, DAB) e tradicional (terrestre ) de rádio juntos em uma categoria. Claro, a qualidade pode ser melhor em digital, mas ambos são essencialmente o mesmo meio - dispositivos dedicados para ouvir a transmissão de rádio.



Rádio interativa




Então há rádio interativo no seu PC, smartphone ou tablet , que permitem abrir um aplicativo específico e dá-lhe mais controle sobre a estação de rádio em questão , mas é essencialmente ainda "rádio", na medida em que adere a um cronograma de transmissão linear. Muitas vezes existe a vantagem adicional de ser capaz de acessar o conteúdo de catch-up também.




Podcasting




Popularizado pelo advento da era iPod, podcasts normalmente oferecem espectáculos episódicos, semelhante à forma como programas de rádio foram transmitidos há décadas. No entanto, quando você baixá-los todos de uma só vez para um ‘media player’ portátil , você pode ouvi-las em qualquer ordem e eles se tornam parte de sua coleção de músicas e audiobook mais amplo.


serviços de assinatura




Muito parecido com rádio, Spotify, Deezer , Radio - são todos sobre o acesso sobre a posse . Mas aqui, você tem que pagar nada até US $ 9,99 por mês para acessar o conjunto completo de recursos, como acesso móvel e offline.




Você tem uma quantidade ilimitada de músicas à sua disposição , o que você pode entregar - escolher e criar listas de reprodução , ou toque em recursos de rádio , como que tocam música de forma aleatória. Eles podem até aprender o que você gosta ao longo do tempo e melhorar a conformidade.




Serviços Web e transmissão móvel




Os gostos de SoundCloud se comportam um pouco como um serviço de assinatura , mas inclui outros tipos de áudio também ... incluindo podcasts. Além disso, pode contrariar a sua intuição, mas sites como o YouTube , Vimeo, Vevo e todo o resto invadiem o território de rádio também. YouTube pode ser um site de vídeos , mas também pode ser usado como uma plataforma de rádio -, permitindo que você se inscreva para outros usuários e tenha áudio para ouvir na cama.




Será que realmente importa o que é chamado de "rádio" vai sumir? Mulligan não acha - ele diz que não importa se é digital ou analógico, sob demanda ou agendada. " É realmente importante saber se eles estão competindo para as mesmas horas de consumo ( como rádio tradicional ) , e se eles têm contribuído para o seu crescimento. "

3 comentários:

djacyrsouza disse...

acho maravilhoso um encontro sobre o rádio, mas ouvinte não entra. Não interessa a opinião dos ouvintes sobre o rádio? A migração de AM para FM será boa para operadoras de celular, para empresários de rádio e ouvinte como fica? Sem a velha cidadania, sem receber notícias nos mais longínquos locais? Essa discussão precisa ser feita pelo usuário de rádio que é o ouvinte que cada dia tem menos direito de dizer o rádio que quer..
PROFDJACYR

The Maximus disse...

RECENTEMENTEV OUVI UM COMENTARIO QUEO GOVERNO VAI AUTORIZAR A MIGRAÇÃO DAS RADIOS AM PARA FM NO BRASIL....EU ACHO QUE PERDE A AUTENTICIDADE O BOM MESMO É OUVIR AM NESSA FREQUENCIA ....

Francisco othon disse...

Lamentável. Fortaleza não tem Antena1, Transamérica Pop, Mix, e agora se vai a RádioGlobo.