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sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AUDIÊNCIA. Medição de tv agora é pelo GfK

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Na coluna 'Outro Canal', Keila Jimenez comenta a chegada do instituto alemão que vai medir audiência das emissoras de TV.  

Após negociações que duraram quase um ano, Record, Band, SBT e RedeTV! firmaram ontem o contrato para que o mais novo concorrente do Ibope entre em ação: o instituto alemão GfK.
Pelo acordo, o GfK iniciará a medição de audiência no país com 1.500 peoplemeters (aparelinhos instalados nas casas que fazem parte da amostragem) a mais do que o Ibope, que utiliza atualmente 4.500 peoplemeters.O instituto vai abrir a sua operação com 6.000 aparelhos instalados até o final de 2014. Com isso, o Brasil será o segundo país com o maior número de peoplemeters, ficando atrás apenas dos EUA, que possui cerca de 20 mil. Atualmente, o país ocupa a quinta posição.Os primeiros dados do GfK no país serão divulgados no segundo semestre de 2014.Pelo acordo, a nova pesquisa vai custar cerca de 40% a menos que a medição do Ibope. As redes não revelam valores, mas o mercado afirma que um canal gasta até R$ 30 milhões por ano com estudos do Ibope (o valor varia conforme o detalhamento de relatórios, entre outros itens).O GfK apresentou orçamento preliminar de cerca de R$ 50 milhões anuais a ser rateado pelas quatro redes.A Globo ainda não contratou o instituto, mas a confirmação de suas concorrentes pode aproximá-la do GfK.-

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