Translate

segunda-feira, 8 de julho de 2013

HQs. Seriam nossos super-heróis católicos?



Fugindo um pouco ao seu papel de registrar atos oficiais do papa e refletir sobre questões religiosas, o jornal do Vaticano L´Osservatore Romano, publicou artigo para investigar "a religiosidade dos super-heróis", incluindo os favoritos Hulk, Batman e Super-Homem. Fez até comparações entre um deles e a figura de Jesus.

A reportagem "É Hulk realmente um católico?" é ilustrada com cena do quadrinho do Batman, na qual mostra capa do alter ego Bruce Wayne orando em sua cama com um menino, e outro do Hulk com um crucifixo.

Por que um jornal sério se preocupou com isso? Cita-se que a publicação tem a ver com a fortuna que esses heróis andam recolhendo nas bilheterias dos cinemas, via Super Homem e Homem de Aço 

O texto do jornalista Gaetano Vallini, alega que há ampla evidência para sugerir que o Hulk era um católico. 

"Mas será suficiente para que uma pessoa tenha um rosário na mão e ser definida como católica?

'Bruce Banner, o incrível homem verde, de fato se casou com sua amada Betty Ross em uma igreja e um padre católico presidiu a cerimônia.

"Existem outras indicações dispersas entre as centenas de histórias em quadrinhos dedicadas a ele que são ditas para revelar de forma inequívoca a sua fé."

Em uma análise separada do "Homem de Aço", L'Osservatore Romano destacou as semelhanças entre o Superman e Jesus, dizendo que a comparação se refere sobretudo ao personagem criado em 1932.

No entanto, o revisor Emilio Ranzato observou que, embora ambos tenha sido enviados para resolver os problemas da Terra, Clark Kent - ao contrário de Jesus - tinha usado violência para alcançar seus fins.


Leia também: “Homem de aço” investe no público cristão

A ideia da Warner Bros de mostrar a semelhança entre Clark Kent e Jesus Cristo.


Nenhum comentário: