Translate

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

RELIGIÃO/TV. Onde impera o fanatismo...

.

É incrível como a desinformação pode cegar ainda mais os fanáticos religiosos. Principalmente, quando se trata de disputa que envolva o poder. Não o poder da fé, mas o que se relaciona à grana. Membros da  Igreja Universal estão publicando nas redes sociais - Facebook, principalmente -,  mensagem com vistas a boicotar a novela global 'Salve Jorge'. 

"Quem crê no Senhor Jesus como único salvador não vai assistir essa novela", diz a mensagem, explicando ser a expressão 'salve Jorge' uma espécie de mantra de atração a Ogum, entidade que os umbandistas relacionam na sua crença e que a campanha relaciona-os como 'espíritas'. A exemplo do conservadorismo romano do passado, só faltou acrescentar à mensagem, o esconjuro "quem assistir vai pretinho pro inferno".  
Antes de qualquer conotação religiosa, a tentativa de boicote revela a guerra interna que se trava nos bastidores das redes Record e Globo, misturando o sagrado do conhecimento crístico com o profano destilado via televisão. 

Esse tipo de campanha  revela, quase sempre, um efeito contrário. Quando a ditadura de 64 proibiu 'Vai Passar' do Chico, o disco que estava mofando nas lojas estourou em vendas e divulgação. Toda vez que algo é alvo de censura ou boicote, desperta mais atenção. 

Eu, por exemplo, não tinha a menor intenção de ver a novela da Glória Perez. Depois do alerta, fiquei curioso. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinceramente a última novela que parei para ver capítulo por capítulo foi Mulheres de Areia, por gostar das marmotas do Da'lua ví uns capítulos de Carrossel por curiosidade, mas prefiro ver Discovery, Nat Geo, History, Tv Escola, conteúdo interessante.

Mas os religiosos Cristãos brasileiros vivem mais tempo brigando entre si do que levando a frente a palavra de Deus.

E outra Edir Macedo criticando a novela do Jorge, na emissora dele tem uma novela chamada Balacobaco, tem moral para falar da outra?

Rubens Correia