Translate

domingo, 1 de julho de 2012

DENÚNCIA. Jumentos do NE para a China

.
Hoje tem um artigo do Juan Arias, no seu  blog 'Vientos de Brasil' publicado na edição do jornal El Pais, que alerta sobre a exportação de jumentos do Nordeste para o abate e consumo de sua carne na China. Há indícios de que, anualmente, cerca de 300 mil desses animais estão indo servir de alimento aos chineses, apesar das pressões de entidades em defesa de sua preservação. 

O jornalista espanhol mostra como tem avançado esse tipo de comércio de animais que, ao longo dos anos, "são decantados em prosa e verso, deleite das crianças e até objetos de bibliotecas móveis que levam livros aos cantos mais distantes do país como os estados pobres do Nordeste". 










Um comentário:

Chá de Burro disse...

Na verdade chineses comem tudo que se movimenta incluindo insetos e vermes. Carne de jumento deve ser uma iguaria pra eles. Com o advento da moto ao alcançe de todos, o nosso irmão jumento virou presa fácil nas estradas e até nas cidades próximas do mar. Como eles se reproduzem com facilidade o que não falta é jumento largado nesse sertão. Aqui no litoral norte tem demais. Um problema que precisa ser encarado de frente. Senão haja jumento pra alimentar chines.