Translate

sábado, 9 de junho de 2012

TEVÊ. Uma legenda deficiente do canal 10



Um daqueles cochilos imperdoáveis para uma equipe eficiente como a do telejornalismo do 10: a legenda do CE-TV da noite do dia 7 trouxe um erro que deve ter passado desapercebida não só pelo digitador mas por toda a boa turma do telejornalismo. 


Quem nos enviou a imagem foi o internauta Nacélio Sabóia, contando que "assistia ontem, dia 07 de junho a edição da noite do jornal da TV Verdes Mares, quando me deparei com um erro na legenda de uma reportagem sobre deficientes visuais e imediatamente lembrei de você, que de vez em quando posta no seu blog esse tipo de deslize. No anexo está uma foto que tirei da chamada". Obrigado ao Nacélio. 


FALANDO NISSO
Tony escreveu: "Um deslize na digitação, mesmo o equívoco sendo crasso, certamente merece ser criticado uma vez que é exigível revisões atentas. Entretanto, entristecedor é ouvir dos nossos apresentadores palavras com entonações explicitamente paulistas ou cariocas, como se nosso modo de falar fosse vergonhoso. Nos telejornais é usual dizer vidéo, quando pronunciamos, nós cearenses, vídio, não obstante se escreva vídeo. E assim, a apresentadora diz futébol quando na nossa "liguagem" corriqueira pronunciamos futibol, dentre outros. Garanto que o gaúcho ou o carioca não se esmeram em mudar seus sotaques. Um abraço. Tony   

5 comentários:

Tony Maclaud disse...

Um deslize na digitação, mesmo o equívo sendo crasso, certamente merece ser criticado uma vez que é exigível revisões atentas. Entretanto, entristecedor é ouvir dos nossos apresentadores palavras com entonações explicitamente paulistas ou cariocas, como se nosso modo de falar fosse vergonhoso. Nos telejornais é usual dizer vidéo, quando pronunciamos, nós cearenses, vídio, não obstante se escreva vídeo. E assim, a apresentadora diz futébol quando na nossa "liguagem" corriqueira pronunciamos futibol, dentre outros. Garanto que o gaúcho ou o carioca não se esmeram em mudar seus sotaques. Um abraço. Tony

Unknown disse...

O poeta Carneiro Portela estréia novo programa, o "Nordeste Caboclo" vai ao ar todos os domingos, das 4h às 6h da manhã, na Verdinha. E quando saírem os resultados de audiência, vão retorna-lo para o horário de antes?

Paulo Verlaine disse...

Há gramáticos que fazem diferença entre "despercebido" e "desapercebido". Existe diferença sutil. No caso da legenda do vídeo parece-me que a legenda errada passou DESPERCEBIDA.

Anônimo disse...

É uma pena se esforçar tanto para esconder seu próprio sotaque, sua origem...tem muito Cearense que tem vergonha de sua terra e de ser Nordestino. Encontrei-me certa feita com uma pessoa de Fortaleza no salão de cabeleireiro aqui em São Paulo e enquanto aguardava o atendimento uma senhora começou a conversar sobre um assunto da Televisão brsileira e de pronto reconheci seu sotaque e falei a senhora é Nordestina, é.... nasci em Fortaleza mas já fazem 20 anos que moro aqui...como se ser Nordestino seja algo ruim, ou algo que a envergonhasse...mas que preconceito!!!!!

Anônimo disse...

E onde é que estava o "diritor de contiúdo" da TV Verdes Mares? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk