Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

RÁDIO. As tardes perdem o poeta Portela


Hoje foi a última audição vespertina do 'Forrozão da Verdinha' com Carneiro Portela na Verdes Mares AM. O horário vai ser ocupado pelo radialista Tony Nunes, a partir da próxima semana. 

De certa forma, o poeta-radialista perde uma batalha que encetou bem antes de ingressar na grade da Verdinha. Carneiro é uma espécie de Brancaleone desse meio, numa luta contra a baixaria no rádio e as músicas de duplo sentido e o zelo em divulgar mitos como Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Marinês e similares.

No programa desta sexta, despediu-se dos colegas, lembrou seus 26 anos de Verdinha, os 35 de rádio e a carreira na tv que já conta 35 anos. Ele promete voltar na madrugada, provavelmente num programa intitulado 'Alvorada Cabocla', mas tudo "depende ainda de alguns acertos". Lamentável, se ele entregar os pontos e pedir aposentadoria.  

14 comentários:

Anônimo disse...

Caro Nonato, desculpe o desabafo, mas tem umas que dão mil!!!! Tirar Carneiro Portela e colocar Tony Nunes, por favor, não é que o Tony seja ruim, mas também não é tão bom assim. Alguém não na direção da rádio estar cochilando e muito, estamos necessitando de cultura, de cearensidade, isso sim da audiência, ou acaso não observaram e analisaram os índices da TV DIÁRIO, que após passar a copiar o modelo sul, caiu sensivelmente a audiência. Nós gostamos de nos ver e nos sentir, as poesias do Carneiro Portela, a abertura do seu programa, nos trazem a lembrança do sertão, do "cabra" da roça, do homem sensível que sofre, lavra a terra com as mãos, muitas vezes irriga com suor, sangue e lagrimas,
para tirar o sustento da família mas que tem na alma o amor e o respeito pela vida. Lamentável a perda para nossa identidade, que aos poucos vai se apagando, mas espero que seja reparada e breve, também espero que possamos aprender com a lição.

Anônimo disse...

Agora a verdinha vai se tornar a rainha do palavrão e da música lixão. Claro que quem recomenda isso é um tal de "povão" que ainda adora baixaria. Talvez seja por isso que a experiência da Associação dos Ouvintes de Rádio do Ceará tenha sido tão combatida pois certamente as pessoas não querem mudança. Não sou puritano mas entre Carneiro Portela e Tony Nunes há uma diferença abissal havia um programa que ele fazia nos sábados que era um espetáculo de baixarias e de utilização de defeitos como fonte de sucesso. A pergunta é : isso é rádio? Mas é claro que não adianta nem questionar...
PROFDJACYR

Anônimo disse...

Os adoradores do verdadeiro forró estão estarrecidos com essa notícia, o rádio cearense perdeu o maior incentivador da cultura popular da nossa região, Carneiro Portela é uma pessoa exemplar, defende com unhas e dentes que o verdadeiro forró e deve ser preservado.

Quem é Carneiro Portela? Um comunicador que carrega o estandarte da boa música nordestina, leva ao ouvinte, poesia, alegria, bons costumes, histórias do homem do campo.

Me desculpe, mas tirar Carneiro que é uma tradição e colocar em seu lugar uma pessoa que só lucra com essas bandinhas medíocres é o mesmo que ser a favor do crime, é um crime destruir um programa tão tradicional que tinha em seu comando um comunicador preocupado com que o ouvinte queria ouvir.

Carneiro passou esse tempo todo, sem se vender aos poderosos grupos de forró eletrônico, como Somzoom, A3 e outros grupos que comandam estas bandinhas.

Perde o ouvinte, que não tem mais alternativa de um bom programa que toque o verdadeiro forró.

O Sistema Verdes Mares se deixou vender, trocando o respeito pela esculhambação.

Se eu fosse o novo comunicador com certeza teria vergonha e me recusaria a ocupar o lugar do Carneiro, ele parece um macaco que pula de galho em galho por causa de dinheiro, onde der mais ele está indo, sem se preocupar se seus ouvintes estão satisfeitos ou não, com ele é assim pagou, tocou, jogou dinheiro ele corre dentro.

Este é meu voto de pesar e revolta, o bom e sério rádio cearense perde muito com isso.

Rubens Correia

Anônimo disse...

Acho que não adianta lutar contra o ritmo da natureza. Baixaria faz sucesso porque? Ora, porque o povo gosta. O BBB, por exemplo, vai ter a 13ª temporada porque dá audiência. É um programa ridículo, idiota, imbecilizante, mas o que o povão gosta é disso. Quanto menos raciocínio a atração exigir, melhor.

Então, a luta do Portela é uma gota d'água. Não estou querendo tirar o mérito dele. Só digo que é uma batalha perdida.

Chá de Burro disse...

Grande Carneiro Portela! Me lembro, na década de setenta, do lançamento de um de seus livros chamado "Mistério Trindático" que, pasmem os senhores, não tinha letras! Eram páginas em branco onde, segundo ele e seus dois colegas que assinaram a "autoria" desse livro, seria para as pessoas escrevessem suas poesias nessas páginas... E foi lá no Náutico...

Ismael Luiz disse...

Tenho momentos em que agradeço a Deus,por incrível que pareça,por ter me impedido,mesmo que atavés de um problema de saúde,de continuar atuando diante de um microfone de rádio,minha eterna paixão.Pelo menos,livrou-me de certas decepções ou da convivência ou conivência com a mediocridade.

Anônimo disse...

Que desgosto eu senti hoje, ao ligar as 16 horas a rádio verdes mares, e me deparar um uma sacanagem de um tal de tony nunes. homen que nem Carneiro Portela, no radio cearence está dificil.Vou sentir sua falta Carneiro principalmente no final de seu programa que eu acompanhava a mais de 20 anos, a hora do Angelo.

Adriana disse...

infelizmente um defensor da nossa cultura e da nossa identidante foi tirado do ar assim tão inesperadamente, mesmo sendo da capital aprendi com ele a gostar do sertão da musica da cultura nordestina. Homem culto que não tinha nada de hipocrita pois quando queria falar a verdade falava mesmo, talvez tenha sido isso que deve ter mexido com os brios de alguem. minha filha de cinco anos adorava o programa dele e comigo assistia pois não tinha nada de baixaria coisa que agora não faremos mais pois odeio baixarias e palavrões.

Marcos Pimentel disse...

Eu assim como varios ouvintes da Verdinha AM, estou revoltado com a mudança feita sei la por quem. O forró perde um grande divulgador, digo do verdadeiro forró. Vamos ver quando a audiencia cair e perderem os patrocinios se eles vão continuar a colocar esse besteirou no ar. "Boicote" essa é a ordem.

Tony Maclaud disse...

O sertão é meu lar e eu vivo com ele(o sertão) em minha vida, pois foi lá que estive toda vida, desde a infância e em outra vida passada pois não foi apagado da memória. Morando na capital, conseguia viajar ao meu rincão toda tarde através do Forrozão. Quando eu era menino preferia vir caminhando do Ginásio Santo Tomás de Aquino lá no bairro de Fátima até a Vila União só porque conseguia, através da voz de Carneiro Portela e seus convidados permanecer, pelo menos em pensamento, uns trinta ou quarenta minutos "dentro dos mato". Hoje faço de tudo para sair mais cedo do trabalho (Tribunal de Justiça) só pra vir com o rádio ligado no carro...ou melhor: fazia. Saudosista doente, tenho sentido uma dor no coração tão grande e uma sensação tão grande e tão real de estar encarcerado(na cidade grande) que nem sei se vou aguentar. Volte, amigo Carneiro Portela! Traga de volta, aliás, me leve de volta ao meu lugar! Tony Maclaud

limafj disse...

Perde a cultura cearense com a saída dessa referência do radio cearense.
Sai de cena Carneiro Portela e com ele Luis Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Trio Nordestino entre outros e entra Tony Nunes trazendo em seu balaio Aviõs, Muído e coisas do gênero! Aff!

Anônimo disse...

apesar de já tão distante data,do ocorrido,gostaria aqui de lamentar tão grande perda, segunda pois a primeira foi meu saudoso pai com quem tive a saudavel mania de escutar o programa deste grande cearense,foi meu pai que me lembro como hoje se sentava em um banco de cimento na frente de nossa casa,me deixava levar por aquelas melodias,luiz gonzaga,marinês ,jackson do pandeiro,então agora só saudades dos dois.

Unknown disse...

Portela e melhor

Manuel disse...

Concordo!