Translate

sábado, 16 de junho de 2012

MEMÓRIA. 70 anos de Orson Welles no CE

.
Desembarque de Welles em Fortaleza
Próxima terça faz 70 anos que Orson Welles desembarcou em Fortaleza, para iniciar as filmagens do episódio "Four Men on a Raft"(Quatro Homens em uma Jangada) que seria incluído no famoso "It´s All True", filme inacabado. Ele já estivera em março escolhendo as locações da saga de um jangadeiro que foi em sua pequena embarcação com outros três companheiros até o Rio, reivindicar ao presidente Getúlio Vargas melhores condições de vida para a categoria.

Quando leu em fevereiro sobre esse fato na revista Time, Orson teve a idéia de vir contar a história deles em um documentário oficial, aproveitando o incentivo da 'política de boa-vizinhança' que os EUA queriam manter com os países da América Latina.

Em março, o diretor conhecera locações e no dia 19 de junho de 1942, chegou para iniciar as filmagens. Durante seis semanas ficou por aqui e ficou hospedado no Excelsior Hotel.

O episódio do documentário com Jacaré e os outros jangadeiros mostrou-se o mais complexo das três histórias filmadas. É que ao repetir o feito do jangadeiro, ocorreu uma tragédia: Jacaré acabou morrendo afogado no Rio. Há quem diga que foram manobras das forças da ditadura getulista que não desejavam ver o fato explorado no resto do mundo.

O filme nunca foi lançado até que em 1994, os rolos foram achados jogados num canto dos estúdios. As imagens revelam o carnaval do Rio, com participação de Grande Othelo e Peri Ribeiro (criança). O episódio cearense tem imagens fantásticas dos jangadeiros trabalhando seus barcos e indo para o mar. O filme "It´s All True" teve ainda o segmento mexicano "My friend bonito".





Nenhum comentário: