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quarta-feira, 2 de maio de 2012

TEVÊ. O que o brasileiro mais gosta de ver

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Um jornal paulistano, o Diário, pesquisou quais os programas de TV que o brasileiro gosta de ver. A partir de dados do Ibope, estabeleceu-se um critério para definir o ranking dos programas favoritos da terceira idade. O resultado é interessante. 


Saiba o que o brasileiro gosta de ver na TV

Levantamento do DIÁRIO aponta telejornais e programas de auditório como os favoritos da terceira idadeJULIANA ALENCAR
juliana.alencar@diariosp.com.br

Um estudo publicado na Unicamp em 2001 confirmou o que todo mundo já sabia: a televisão é a principal forma de lazer dos idosos brasileiros. Mas, afinal, ao que eles gostam de assistir?  
O DIÁRIO consultou as quatro maiores emissoras do país, Globo, Record, SBT e Band, para tentar responder a essa questão. A partir de dados do Ibope – órgão que mede a audiência das emissoras de TV no país e o perfil dos telespectadores –, a reportagem estabeleceu um critério para definir o ranking dos programas favoritos da terceira idade: considerar aqueles com maior percentual  de audiência acima dos 50 anos.  
O Ibope divide o universo de telespectadores por faixas etárias: 4-11, 12-17, 18-24,  25-49 e  50+. O levantamento da reportagem levou em conta esses recortes para comparar os resultados dos programas de televisão das quatro emissoras.
SURPRESA    -    Sem considerar a  divisão por gênero – homens e mulheres –, foi possível constatar que o público 50+  consome sobretudo programas jornalísticos. Os líderes nos rankings da Globo e da Record são, respectivamente, os telejornais  matutinos “Bom Dia Brasil” (43%) e “Fala Brasil” (37%).
Na área de entretenimento, o SBT domina a preferência da terceira idade. E pensa que é Silvio Santos quem lidera a lista? O recordista em participação do público 50+ é Ratinho, com 41% do total de sua audiência.  Já o  patrão aparece na lista por causa do “Troféu Imprensa” (41%), da “Tele Sena” (38%)  e do “Roda a Roda Jequiti” (37%).
Na Record, o “Programa do Gugu” é o único de auditório no ranking, com 26%. A Globo tem só o “Domingão do Faustão” (36%).
Via assessoria de imprensa, a Globo não se ateve aos dados e  afirmou que atinge, em uma semana, 85% de mulheres do país acima de 50 anos. De acordo com a nota, é o mesmo alcance que a programação da casa tem entre adolescentes de 12 a 17 anos.
Já a Band preferiu não revelar os dados por questões estratégicas. Desde o ano passado, quando a direção artística da emissora foi assumida pela produtora argentina Cuatro Cabezas, eles tentam rejuvenescer a audiência – o sucesso do “CQC” e a contratação do “Pânico” são alguns exemplos disso. No lançamento da nova grade da Band, em março, o diretor de Programação do canal, Fernando Sugueno, confirmou a intenção da rede. “A Band sempre foi associada ao canal de esportes, aos programas femininos. Estamos nos reposicionando.”

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