Translate

sexta-feira, 23 de março de 2012

CHICO. O HUMOR PERDE O SEU GÊNIO

.
Que notícia mais chata, essa da morte do Chico. Não fosse a saúde abalada e a longa agonia que viveu no Samaritano, do Rio, a gente gostaria é que fosse apenas uma daquelas barrigadas da imprensa. Mas Chico morreu. Quem dera que fosse até mesmo uma piada. De mau gosto. E contada não por quem foi exímio humorista, mas por uma porção de pessoas que aprenderam a admirá-lo ao longo desses 80 anos de existência. 

GÊNIO DE UMA ERA

Chico Anysio é um desses raros fenômenos que acontecem no mundo uma vez em um século. Assim como Pelé e Ayrton Senna. Gênio criativo, sabia como ninguém encarnar os mais diferentes tipos - era um dos recordistas mundiais -, a ponto de quase nunca associarmos o personagem que ele interpretava com o artista nascido em Maranguape. E sabê-lo cearense é motivo de envaidecimento nosso!

HERÓI & SANTO

Agildo Ribeiro, ainda há pouco, considerou que morreu não apenas o ídolo, mas um herói nacional. Que sabia sobreviver fazendo rir o povo do Brasil. 

Chico construiu uma família numerosa de personagens. E cada um deles, apaixonadamente ele buscava aprimorá-los. 

Lúcio Mauro Filho: "o Chico já está canonizado. Já sobe como um dos grandes santos do humor e da comédia brasileira". 

FENÔMENO ÚNICO

Fosse ele, um artista no cinema norte-americano ou inglês, o mundo todo iria considerá-lo um dos maiores do planeta. "Ele é um fenômeno único na história da dramaturgia brasileira", disse Ziraldo, ao tomar conhecimento da passagem.

Jô Soares disse que todo o Brasil esteve pendurado na agonia do Chico, lembrando outro momento de grande transe nacional que foi a passagem de Tancredo. "Ele foi um dos maiores atores característicos do mundo", completou Jô Soares, que chegou a dirigi-lo em um espetáculo. 

Os humoristas falam com tanta propriedade dele, por ter sido um verdadeiro companheiro. Companheiro de seus pares, sempre usou da sua bonomia para ajudar aqueles comediantes que estavam precisando de auxílio. 

A BONOMIA DO CHICO

A Escolinha do Professor Raimundo era o abrigo onde nomes célebres do passado eram albergados com respeito e dignidade. 

Num país onde o humor tem se resvalado pela falta de criatividade e de talento, Chico Anysio fecha deixa um enorme vazio. Um vazio ainda maior por se tratar de um homem do riso. 

Chorar Chico Anysio parece tão contraditório... é melhor torcer para que ele faça rir por onde chegar.

2 comentários:

Marcos MARANGUAPE disse...

Nonato o que dizer numa hora dessas ? Com certeza ele cumpriu sua missão nessa vida e nunca vai ser esquecido pelo seu público.Ele é dessas pessoas especiais e iluminadas que conseguem tranformar as pessoas e o ambiente por onde passa. Já tá fazendo falta. Obrigado Chico por tudo o que vc fez por nós principalmente por ter compartilhado conosco sua inteligência, sua grandiosidade, sua genialidade.

Unknown disse...

AVIÃO CAI COM MAIS DE 200 PERSONAGENS À BORDO...

...E então, o que quero dizer com isso? Será que realmente aconteceu tamanha tragédia? Não, não e não! Na verdade, este foi o sentimento que tive ao ser informado sobre a morte de nosso inesquecível Chico Anysio, Chico City, Professor Raimundo, Coalhada, Nazareno, Justo Veríssimo, Salomé, Aroldo Hetero, Tim Tones, Celso Fortes, Nicanor, Alberto Roberto, Velho Zuza e tantos outros personagens, que você, eu, e milhões de brasileiros jamais esqueceremos!

O piloto dessa grande aeronave do humor, voou mais alto, está mais em cima... Pela primeira vez o comediante, ator, e radialista, fez o Brasil chorar! Entretanto, entre soluços e lágrimas, ao vermos seus contos e piadas, não sabemos se rimos ou se choramos, por conta da saudade misturada com a presença da 'ALEGRIA'...

Chico Anysio se foi... Ainda bem que ficou entre nós, um sentimento bom! Um sentimento de recordações que não se apagam e nem se esquecem! Esse nordestino valente, que fazia piadas baseadas em fatos e acontecimentos reais, e, sem a intenção de maltratar ninguém! Isso é que é humor de verdade!!

O Brasil chora, o Ceará chora mais, e Maranguape chora muito mais ainda... Que bom, né? Pois o choro que me refiro, não é de mágoas, rancores, e tampouco de ódio! Porém, um choro pausado por algum sorriso da imagem gravada em nossa memória!

Valeu Chico! Obrigado conterrâneo! Sua história de vida é imorredoura....

Por Luiz Everardo Bezerra Lopes. Caio Prado, 23 de Março de 2012

http://www.radiocaioprado.com.br/2012/03/aviao-cai-com-mais-de-200-personagens.html