Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ARTIGO. Uma das profissões mais perigosas


Abiaziz Ahmed Aden, repórter de rádio, morreu nesta semana em um atentado na Somália, enquanto o web-editor Faisal Qureshi foi torturado até a morte no Paquistão. 73 jornalistas mortos em 2009, 44 em 2010, e 35 até agora neste ano, segundo dados do Comitê para a Proteção dos Jornalistas .

"Temos a obrigação de acabar com a impunidade e ataques a jornalistas" , disse o alto Comissário para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, Navi Pillay , numa reunião sobre a segurança dos jornalistas realizada no início deste mês.

Jornalismo se tornou uma das profissões mais perigosas do mundo e exorta uma estratégia para proteger aqueles que o exercem. Em uma mensagem à UNESCO, Pillay pediu cooperação para este trabalho e acredita que é vital para "projetar um conjunto de ações para acabar com a impunidade entre aqueles que ameaçam jornalistas".

O especialista em direitos humanos se mostrou convencido do valor do trabalho dos jornalistas e foi dada ênfase aqueles que trabalham no norte da África e do Oriente Médio. Sob seu ponto de vista, em situações de conflito, os jornalistas tomam posições imparciais.

TEXTO ORIGINAL

Nenhum comentário: