Imagine ter de pagar suborno para obter linha de celular, renovar carteira de habilitação ou simplesmente ver seu filho recém-nascido na maternidade. Este pesadelo diário de corrupção, que assola a rotina dos indianos, levou Ramesh e Swati Ramanathan a criarem o site ipaidabribe.com ( Eu Paguei um Suborno), em agosto de 2010.
No endereço eletrônico, a população é convidada a compartilhar suas experiências – por que teve de pagar suborno, onde isso aconteceu e qual a quantia envolvida.
"Fiz tudo certo no exame de habilitação e mesmo assim escutei do oficial que eu estava dirigindo muito devagar. Na hora, percebi qual era sua intenção, lhe dei 200 rúpias (pouco mais de R$ 7) e consegui a licença", contou um indiano.
Até agora, mais de 11 mil pessoas já postaram, anonimamente, seus relatos. O casal fundador do site conta que o ipaidabribe.com é fruto da ONG Janaagraha (poder do povo), criada pelos dois em 2001, na cidade de Bangalore.
O site, cujo slogan é "Descubra o preço de mercado da corrupção", faz tanto sucesso que já há pedidos de reprodução em sete países. Na China, já há cópias fiéis da iniciativa indiana, como o www.ibribery.com e o www.522phone.com. Apesar de o autoritário governo chinês apoiar oficialmente iniciativas que denunciem a prática do suborno, não quer dizer que ele veja com bons olhos tais projetos. Tanto que ontem, os dois sites estavam fora do ar.
(Diário do Comércio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário