Translate

sábado, 18 de junho de 2011

NOMES. Morre Ravel, o parceiro de Dom


Morreu no mais completo ostracismo, Eustáquio Gomes de Faria, o Ravel que juntamente com o irmão Dom (Eduardo Gomes de Faria), formou a dupla Dom e Ravel, presença nas paradas de sucesso nos tempos da ditadura.

Cearenses, que foram cedo para SP, os dois fizeram músicas como 'Eu Te Amo meu Brasil'; "Obrigado ao Homem do Campo' e "Você Também É Responsável" (o hino do Mobral) que logo foram associadas ao regime militar. E a dupla ficou estigmatizada até hoje.

É que as canções da dupla Dom e Ravel transitavam na contramão das músicas de protesto que, na época, denunciavam a censura, prisão, tortura e a opressão comandada pelos militares que montaram no governo do País a partir de 1964.

Nos anos 80, a dupla se filiou ao partido governista PDS, e Dom chegou a se candidatar a deputado. A carreira teve altos e baixos, mas até o começo dos anos 90, eles ainda fizeram alguns shows.

Segundo a família, Ravel também trabalhou um tempo como apresentador de rádio. Abandonou a música após ter problemas de visão. Em 2000, o irmão morreu.

Ravel morreu anteontem, aos 64 anos, após sofrer uma parada cardíaca enquanto tomava banho. Deixa mulher, Rejane, e filha, Priscila.

Nenhum comentário: