Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2011

JORNALISTA. Profissão inútil! Diabéisso?




Eu já falei por aqui do estudo realizado pelo The Daily Beast, intitulado "20 most Useless Degress" (As 20 graduações mais inúteis). Ele coloca a nossa profissão de jornalista como uma das licenciaturas mais inúteis - imagine! - e que não vale a pena ninguém se interessar por ela.

As razões levantadas pelo estudo seriam o elevado nível de desemprego e os baixos salários, ainda que tenha sido conduzido nos EUA. Claro que, por aqui, a coisa é ainda mais complicada, mas considero exagero tomar um posicionamento desses de que a atividade deva ser descartada.

Além de existirem jornalistas com ganho considerável, status, referências, qualificações e credibilidade, é preciso dizer que a nossa profissão é a que está amparada por um direito fundamental, que é o da informação.

Concordo com o pessoal do PeriodistasHoy quando assinala que "nenhum país que se diga dcemocrático existe sem uma imprensa e os jornalistas que dão sua vida para informar ao cidadão".

É o quarto poder, aliás, quem tem a força de construir nomes, formar consciências, denunciar erros, eleger políticos e ajudar a destroná-los quando abusam do Poder, além de ser a voz do povo durante os regimes de exceção.

Como achar inútil uma profissão dessas?

Nenhum comentário: