Os ciganos sempre ganharam minha atenção. No passado, eles passavam em bandos pelo interior, com suas vestimentas características e seu linguajar 'atravessado'. Hoje, eles são mais raros, muito embora aqui em Juazeiro do Norte um grupo vindo da Bahia atraia a curiosidade por onde passe.
Encontrei um grupo de oito deles lá em cima no horto, depois de visitar a estátua do Padim Ciço. Não só se distinguem pelas vestes mas pelos traços fisionômicos - eles garantem que só se casam entre si - e, talvez por isso, realce neles a beleza de uma gente que não foge aos padrões de sua raça, apesar de tudo que já se investiu contra eles.
No meio de todos, uma beleza selvagem - uma cigana de 15 anos, mescla de gabriela de Amado com a ninfeta de Bukowski - grávida de tres meses, acompanhando o marido em sua peregrinação à Juazeiro do Norte. Ciganos que na meca do Cariri são também romeiros ou penitentes como tantos fiéis que vêm em busca da proteção espiritual desse líder carismático que é Cicero.
Um comentário:
I know this if off topic but I'm looking into starting my own weblog and was wondering what all is required to get set up?
I'm assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
I'm not very internet savvy so I'm not 100% sure.
Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
Thank you
My web blog: search engine
Postar um comentário