Translate

domingo, 15 de maio de 2011

BARBALHA. Festa do Pau de Santo Antº




Barbalha se prepara para a sua mais tradicional festa popular. A festa de Santo Antonio. A do pau da bandeira. É quando quando homens e mulheres se misturam numa celebração religiosa das mais fervorosas, num encanto de festa que rende à cidade o reconhecimento nacional. E a cidade investe para recepcionar fiéis para o dia 13 de junho. Ela própria se veste a caráter.

No Casarão da Cultura Violeta Arraes Gervaiseau, uma equipe trabalha diuturnamente no projeto de decoração. O funcionário público Carlos Roberto Oliveira Lacerda criou os motivos deste ano, reunindo temas ligados ao mais puro folclore nordestino.

Figuras de oratórios, santos, penitentes, lapinhas e quadrilhas ganharam o traço firme de outro artista plástico, o Marcos César Lacerda. Nos galpões do casarão antigo, uma turma prepara tudo, junto a confecção dos bonecos gigantes retratando personagens da terra e que saem durante esse período.

A festa mesmo começa dia 29 de maio; seu ápice, no entanto, é no dia 13 quando uma multidão invade as ruas da cidade em festiva louvação. Cálculos dão conta de que foram 300 mil pessoas no ano passado.

Barbalha, na verdade, é a cidade que abre os festejos juninos de todo Nordeste e a acreditar na previsão dos coordenadores, este ano deve assumir os primeiros lugares no 'ranking' dessa produção cultural.

Conhecer a cidade foi um dos prazeres desta viagem de férias. Não só por esse evento do calendário maio/junino, mas pela importância histórica da cidade que guarda seus casarões imponentes com o zelo de quem tem memória e sabe preservar o que é importante.

2 comentários:

antonio - ALTANEIRA -fco.rocha sp disse...

que bom nonato que você visitou o nosso cariri querido sempre a muitos anos mudei daquela terra querida mais quem visita aquela terra do padim ciço nunca esquecerá já mais, só acho que os meios de comunicação da capital despesa muito o cariri podia dar mais enfeze aquela região com noticias diária em seus tele jornais até mesmo o seu BARRA PESADA quando vai passar uma noticia do cariri é com um dia de atraso pois eu já sei do dia anterior e por ai vai. parabéns por visitar a nossa região querida volte sempre.

José de Arimatéa dos Santos disse...

Nonato,
Obrigado por essa postagem. Você me fez nesse final de domingo aqui em Rondônia matar saudade da cidade onde nasci, Barbalha.
Faltou você dar uma passadinha no Balneário do Caldas, no sopé da chapada do Araripe. Missão Velha, Barbalha, Juazeiro e Crato com suas respectivas peculariedades merecem um maior cuidado do governo cearense quanto ao turismo.
Saudades de Barbalha e do verde vale cariri...
Abraço!