Translate

quinta-feira, 7 de abril de 2011

TV. Competência e maturidade na Jangadeiro


Magnífica. Em resumo, o que pode se dizer da série de reportagens "Conflitos da Mente", que a TV Jangadeiro vem apresentando esta semana, no Barra Pesada. A responsável pela produção, jornalista Juliana Castanha e toda a equipe que participou da elaboração da matéria, engrandecem a profissão - exatamente no nosso dia.



Com um material de forte conteúdo, "Conflitos" desce aos meandros da alma humana, ao analisar a situação de pessoas com transtornos mentais. Visita os estertores da loucura de suas vítimas, traduzindo com imagens impressionantes, o drama con(vivido) pelos que trilham/trilharam o fundo do poço dessas mazelas psico-sociais.

Texto compatível com a narrativa bem elaborada - ótima performance da Camila Rocha - e dignidade no respeito aos retratados, a reportagem acrescenta ainda mais qualidade ao bom trabalho do núcleo de telejornalismo da Jangadeiro. E isso, diga-se de passagem, sem beirar a pieguice e nem buscar a emoção de forma sensacionalista.

A série termina nesta sexta feira, com a abordagem do caso do paciente que morreu em uma clínica psiquiátrica de Sobral e que rendeu, há 12 anos, uma denúncia histórica da Corte Interamericana dos Direitos Humanos. Assim como denuncia o tratamento equivocado do passado, a matéria também gira suas câmeras para experiências novas da atualidade, como a alternativa praticada pela comunidade Quatro Varas, no Pirambu, alvo do reconhecimento e do aplauso da Medicina Psiquiátrica do mundo todo.

3 comentários:

Ricardo Ribalda disse...

Parabéns pela nomeação no The BOB's. No ano passado, nosso blog foi agraciado com o prêmio de Melhor Blog em Espanhol, ea verdade, a cerimônia de premiação é um evento que será sempre uma memória feliz em nossas vidas.
Parabéns pelo seu bom trabalho e boa sorte!
Saudações
World Tour de político e Ricardo

Anônimo disse...

Bela reportagem! Mas o caso do Mário Gomes me deixou sorumbático, ensimesmado, entristecido e jururu! Um sujeito tão inteligente! Que pena!

João Teles

Marcos Mpe disse...

Nonato outro dia voce abordou o plagio de conteúdo do GDM, fiquei com algumas duvidas sobre a utilização, por exemplo, de imagens publicadas no youtube. Citando a fonte pode. Textos entre aspas e citando fonte e autor pode? seria interessante uma materia sobre este assunto pois as vezes sem querer a gente pode está criando um problema.