Translate

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TV. Quando os canais eram números




Você se lembra do tempo em que as emissoras de TV eram reconhecidas pelos números? Assistia-se ao Jornal do 10. Via-se a programação do 2. Tinha o programa do Irapuan no canal 8. A Jangadeiro era apenas canal 12.

Hoje, com a entrada da tv por assinatura, a numeração ficou praticamente fora de moda. Até porque as tevês têm uma sintonia diferenciada, dependendo se aberta ou não.

3 comentários:

Antonio ALTANEIRA fco rocha sp disse...

falando em tv nonato no barra pesada de hoje foi muito forte as declaração do senhor que dizia que seu terceiro filho acabava de ser assassinado . e relatou ( O QUE MATOU O PRIMEIRO EU VEJO TODO DIA )isso é uma vergonha pra justiça brasileira. E UM ABSURDO TODOS NÓS.

Marcos Mpe disse...

Muitos prefixos ficaram na historia como 1010, a 690. Da tv dessa época boa lembro de que a gente só tinha 3 canais: 5, 8 e 10. Aí veio o 2 mas pegava muito ruim lá no interior. A grande novidade foi o 12.Fiquei sabendo do 12 uns dois anos antes de sua estreia. Contava nos dedos os dias.Sintonizava todo dia pra ver se já tava no ar. Num belo domingo finalmente vi aquela imagem perfeita do 12,som estereo, saí correndo de casa para contar a novidade para o meu amigo, queria ser o primeiro,mas quando cheguei lá ele já sabia. Passava direto uma especie de clip do Mastruz com Leite. A noite era todo mundo doido para assistir o Silvio Santos e eu no 12 assistindo a Band. De vez em quando saia do ar, ficava só o som e a logomarca e o povo lá em casa com ódio.Toda vez que inaugurava uma rádio eu saia correndo pra contar pra alguém que não dava a minima, que falta fazia um espaço como esse pra gente escrever besteiras como essas.E eu acompanhava a fase experimental toda, desde o primeiro dia só com musica até estreiar a programação. A melhor que acompanhei foi a da Janga FM.Também lembro da Casa Blanca que estreiou no dia que ganhei meu primeiro radinho AMFM, um Sanyo que deixei um dois meses dentro do plástico. Era o Paulinho Leme de quem sou fã informando numero de telefone e pedindo pra ligar e dizer como tava chegando o som, mas como ligar se não existia telefone? Nonato num tempo que não tinha internet eu usava o jornal para saber das novidades como novos canais. Cheguei até a escrever carta para o antigo Dentel para saber sobre novidades em termos de novas concessões. Escrevi até para outros estados pra saber quais radios e tv formavam o dial por lá. Numa época que não tinha rede social eu escrevia para os classificados do coração das revistas para manter contato com pessoas de outros estados com objetivo de falar de radio, tv. Chegava a pedir fita k7 gravada com a programação de outras praças só para saber como era vinheta, programação. E o sujeito não entendia nada daquilo tudo.Eita (pré) história.
PS: desculpa por alugar o teu tempo mas tava com vontade de contar tudo isso, sou muito nostálgico. Desculpe-me

Antonio ALTANEIRA fco rocha sp disse...

achei legal sua história sobre as comunicação eu também sou fascinado por rádios e tvs hoje tenho via satélites tvs de todo o mundo e do brasil inteiro as abertas com parabólicas digital a exemplo tenho a tv e rádio jangadeiro tvc- tv e rádio assembléia do ceará . aqui em são paulo tudo digital só a assembléia que fica picotando as outras são ótimas o sinal e o áudio.