Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CURIOSIDADE. A Terra não está redonda


Eu ontem ouvi a Maria Beltrão (Estúdio I, GloboNews) anunciar que a Terra já não é tão redonda quanto aprendemos na escola. Mudou a forma. Saí e acabei não tomando conhecimento de detalhes. Hoje, descubro lendo no Agora:

"Não, não é a Terra como ela é, mas como ela seria vista caso os olhos humanos pudessem enxergar as pequenas diferenças da força gravitacional em vários pontos do planeta, numa escala exagerada.

A imagem, produzida por pesquisadores da ESA (Agência Espacial Europeia) usando dados do satélite Goce, foi apresentada ontem durante um encontro em Munique, na Alemanha.

Os "calombos" da imagem servem para ilustrar as regiões com maior força gravitacional. As cores também variam conforme a gravidade aumenta no planeta. Nas áreas em azul, a força é menor. Nas amarelas, a gravidade é alta.

A força da gravidade varia de lugar para lugar porque a Terra não é uma esfera uniforme. Em alguns lugares, há mais rochas ou água, por exemplo, o que aumenta a massa na região: quanto maior a massa, maior a força gravitacional".

Um comentário:

Marcos Maranguape disse...

Nonato na verdade ela nunca foi uma esfera perfeita. Sua forma é chamada de geóide que é a forma própria da terra. Isso os livros de Geografia já dizem há muito tempo.