Translate

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MEMÓRIA. A casa onde eu nasci há 60 anos



Olha que foto incrível: é da casa onde eu nasci. Em Acopiara, na avenida Celso Castro. Isso foi há seis décadas. Vizinho, onde tem essa loja de imagens, era a 'bodega do seu Zé Barbosa'. Lembrança de bombons e guloseimas outras que ele presenteava a gente.

À tardinha, minha mãe me banhava e colocava, eu e Regina-irmã, nas cadeirinhas na calçada. A gente ia ver o movimento. Passava gente em montarias, o jeep de padrim Osório, os meninos e meninas do Grupo Escolar Padre João Antonio, onde fiz as primeiras letras.

Mas era a casa onde nasci que me acolhia nas brincadeiras do quintal: na goiabeira enorme que deixava escapar a copa por entre as cercas. E lá no fundo, a vacaria onde adorava o cheiro do curral quando chovia. Cheiro de chuva misturado com cocô de vaca.

Foi um tempo bom!

2 comentários:

fatima disse...

Os cheiros e sabores da infância são um privilégio que a idade madura precisa preservar. É a época que a gente nem sonha com os pés no chão, por isso, a fantasia é tão vital.

Fiquei imaginando você pequeno, franzino, queimadinho de sol, cheirando a alfazema com roupas bem tratadas, balançando as pernas na cadeira.

Regina de Albuquerque disse...

Nossa Nonato que saudades que deu!!!! Isto sem contar que quando chovia, ficávamos na janela vendo a chuva, vendo a água correr nas valas e tão logo podíamos sair, aprovitávamos para deixar correr nossos barquinhos de papel antes que a água se infiltrasse pela terra...em seguida víamos o gado que passava e esperávamos anciosos a passagem do boi zebu de cor acinzentado em tons degradês,com sua "corcunda" mais escura que se movia em sua elegância de ser...ou tempo Booommmm!!! e os picolés do Bar do "Seu menino"...rsrsrs!!lembrei Sr Calixto!! Como foi maravilhosa nossa infância!Tem um cheiro e sabor bem Baby-boomers ahahah!