Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

YouTube. Removidos vídeos de clérigo radical


Sob pressão de autoridades americanas e britânicas, o YouTube removeu nesta quarta-feira algumas centenas de vídeos com chamadas para a jihad por Anwar al-Awlaki, um clérigo americano nascido no Iêmen que tem desempenhado papel cada vez mais em público de inspirar violência dirigida contra o Ocidente.

Na semana passada, um funcionário britânico pressionou para que os vídeos fossem removidos e um legislador de Nova York, Anthony Weiner, enviou carta com uma lista de centenas de vídeo do YouTube com vídeos do clérigo. Os pedidos assumiram maior urgência depois que duas poderosas bombas escondidas em aviões de carga aérea foram interceptadas a caminho do Iêmen para Chicago na sexta-feira, com o principal suspeito de ser o grupo com sede em Iémen. Awlaki é afiliada à Al Qaeda na Península Arábica.

Em um e-mail, Victoria Grande, porta-voz do YouTube, disse que o site tinha removido os vídeos que violaram as diretrizes do site que proíbe "atividades perigosas ou ilegais, como fazer bombas, discursos de ódio e incitamento à prática de atos violentos" ou veio de contas registradas por um membro de uma organização terrorista estrangeira".

Compilado do NYT

Nenhum comentário: