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As visitas ao portal da Internet do diário 'The Times' caíram em dois terços desde que o grupo News International decidiu cobrar pelo acesso online. É o que conta hoje 'The Financial Times', segundo o qual a queda foi muito inferior aos 90 por cento das previsões mais pessimistas.
A aposta do News International, de propriedade do magnata australiano Rupert Murdoch, está sendo observada por grupos editoriais de todo omundo, muitos dos quais projetam medidas similares para compensar a menor difusão de suas edições impressas e a queda de publicidade.
Nas cinco semanas entre 22 de maio e 26 de junho, o tráfego pela Internet se reduziu em 50% e a parte correspondiente ao 'The Times' de todo o tráfego na rede relacionada com os meios de comunicação passou de 4,37 para apenas 1,83%.
Na semana depois que se começou a cobrar o acesso, a queda ficou moderada, embora ela possa ter a ver com a coincidência com o Mundial de Futebol.
Já a partir de 3 e ateé 10 de julho, as visitas ao portal ficaram reduzidas em 33% do nível alcançado antes que se introduzisse o sistema de pagamento, o que representa 1,43% de todo o mercado.
Alguém por aqui promete seguir o exemplo?
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