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quinta-feira, 6 de maio de 2010

Audiência. Polêmica entre Ibope e Aresco


Quem pensava que o IBOPE apenas cobrisse a audiência de emissoras brasileiras, enganou-se. Ele está em países como a Argentina onde, aliás, acaba de ser alvo de uma polêmica com a chegada do Aresco, outro medidor de audiência.

A gente sabe que concorrência é algo saudável. Acontece que os números do nominado Instituto Brasileño de Opinión Pública y Estadística, como o Ibope é conhecido nos pampas, marcam variações que alcançam a quase meio milhão de pessoas quando confrontados os programas pesquisados pelas duas empresas.

"As medições [...] mostram diferenças de até quatro pontos. Um ponto de 'rating' representa uns 30 mil lugares. Quer dizer, ao redor de 120 mil pessoas", diz matéria do site Argentino.com nesta quinta feira.

2 comentários:

Antonio ALTANEIRA fco: da rocha sp disse...

o problema dos institutos de pesquisas é que eles dão sempre uma esticadas pra um lado a favor dos seus beneficiados o que fazem com que eles errem um pouco a mais e acho que eles pesquisa muito pouca gente e estes aparelhos que eles colocam nas casas das pessoas nunca nimguem ouviu falar que viu na casa de uma pessoa o cqc só dar 4 pontos de audiência e o pânico dar 10 e o casseta e planeta dar 26 .e difícil de se acreditar.é isso ai

Anônimo disse...

Pressionaram tanto que Silvio Santos teve que encerrar as atividades do seu instituto Datanexus, só porque mostrava uma certa diferença em relação ao Ibope e ainda divulgava em tempo real a medição na internet, então o Ibope hoje continua reinando livremente para divulgara audiência que quer.

Rubens Correia