Translate

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Twitter. Coisas que ninguém ainda disse


Estava pensando seriamente em deletar alguns seguidores do meu Twitter, por razões que vão desde o uso indevido do serviço e porque muitos followers não significam qualidade, mas sim quantidade.

Na verdade, muita gente acaba ocupando o espaço da página de leitura tirando a oportunidade de se ler e conversar com aqueles que têm papo agradável, assunto interessante, novidades que não se fixam apenas em troca de mensagens como se o Twitter fosse mero MSN.

Foi aí que eu me deparei no ‘Crônicas Subterrâneas’ com a lista do blogueiro e tuiteiro José Manuel Goig das “10 coisas sobre o Twitter que ninguém tinha dito (ainda)". Resolvi fazer uma adaptação e publicá-lo aqui para a leitura de vocês.


1. O Twitter é o que você decide o que é - Há tantos Twitters como tuiteiros (usuários do Twitter). Não existen mais regras do que as que se crer que existam. Dito isso, a percepção que os demais tenham de tua forma de usar o Twitter, dependerá em grande parte das respostas dos teus seguidores (followers: pessoas que te elegeram para seguir tuas mensagens ou tuíters), retuits (RT, repetição de um tuit por outro usuário) ou conversações. Está, portanto, em tuas mãos e nada mais que tuas mãos tirar partido do Twitter

2. Intrometer-se nas conversas alheias é bom - Sempre e quando não fores mal-educado, vale entrar na conversa de outro. É graças a conversação entabulada com outros que se começa a dar conta do potencial do Twitter e que outros começarão a dar conta de sua existência. Além do mais, se alguém quer uma conversa privada, para isto existe o DM (Direct Message ou 'mensagem direta).

3. Aos famosos do mundo 1.0 não lhe interessa em absoluto - É normal que, à princípio, encontres entre os tuiteiros gente famosa - atores, cantores ou desportistas de renome. Logo verás que eles não respondem aos tuits e quase sempre não seguem ninguém. Twitter é um meio de comunicação multidirecional, mas essa gente com egos agigantados é incapaz de dar conta disso. Eles não entendem que Twitter não é uma página de fãs. Além do mais, muitas vezes tem alguém contratado para tuitar por eles como parte de seus negócios.

4, Siga os que se interessam pelo que você diz - Sim, a princípio pode parecer estranho, mas há outras pessoas no mundo que se sentirão interessadas no que você tuíta. Se notar que alguém começa a RT (retuitar) tuas mensagens, o mais seguro é que tenhas coisas em comum e possas entabular uma boa amizade virtual que logo pode converter-se em real. E nunca deixes de ser amável porque detrás do teclado há sempre outra pessoa.

5. Chega um momento em que é impossível ler todo o 'timelime' - Sim, asseguro que há coisas megaimportantes que encontrarás em teu 'timeline' (lugar onde aparecem os tuits dos tuiteiros que tu segues), mas chegará um momento no qual começará a saturar-se e não poderás ler a todos. Não se deve esquecer que se tem uma vida real e que há algo realmente importante seguro que alguém retuitará depois. Nesses casos concentra-se em priorizar as menções porque é importante que não esqueças do que és.

6. Responda a qualquer menção que se faça sobre ti - Este é um dos bons costumes que todo tuiteiro deveria seguir se quer ter sua conta sã e ativa. Responda, ainda que seja questão de protocolo e de boa educação se a outra pessoa teve a delicadeza de fazer-te um RT ou escrever teu nome. É o mínimo que se pode fazer. Só há uma exceção: quando a menção tiver sido realizada como forma de 'spam' ou emissão de algum vírus. Não te preocupes, comerçarás a distinguir um do outro muito rapidamente.

7. Pense internacionalmente.- Tenha sempre presente que o Twitter é um serviço mundial. E enquanto tu te levantas da cama, outros vão dormir e vice-versa. Não é mal focar-se em assuntos locais, mas que tenham um sentido sentido global. Acabarás descobrindo que o mundo se reduziu tanto que, fronteira, é só uma palavra obsoleta. No Twitter te convertes automaticamente em um emissor e receptor internacional, com todos seus prós e contras.

8. O ego de um tuiteiro aumenta quando cresce seu número de seguidores - Costuma se dizer que quando um general romano ganhava uma grande batalha e corria a Roma para as celebrações, sempre havia um escravo junto dele dizendo ao ouvido: “lembra que és humano, lembra que és humano“. Bom, pois isso é algo que nunca tem que ser esquecido por um tuiteiro. Porque existem aquelas pessoas que a fama lhes sobe a cabeça e deixa de ser agradavel. Tente sempre teus os pés na terra firme.

9. Embora apareça a baleia, não significa que o Twitter desabou - Todos os tuiteiros temos visto algumas vezes os avisos de "over capacity" (capacidade excedida) com a imagem da baleia. Isso normalmente significa que a web do Twitter está sobrecarregada, não que o serviço do Twitter tenha caído. A maioria das vezes podes continuar tuitando de qualquer outra aplicação externa. Essa é a genialidade de haver liberado a API.

10. Não esqueça que Twitter é um negócio - Por mais que você aprecie o serviço, o Twitter vai sempre fazer com que sejam preservados os seus (dele) interesses. Por exemplo: atualmente, há famosos em busca de tirar partido desse serviço – é só lembrar os políticos - interessados em atrair atenção dos usuários em ano eleitoral. E se você acreditar que o uso do Twitter não é adequado a discurso eleitoreiro e não faça menção de respondê-los, eles não hesitarão em apagar você da conta deles.
E POR FALAR NISSO

2 comentários:

José Manuel Goig disse...

Siento no poder expresarme en esta bellísima lengua que es el portugués, pero espero no equivocarme si te digo: muito obrigado! :-D - José Manuel Goig

Thaís Aragão disse...

Oi, Nonato!

Acabar não lendo algumas pessoas que gostaríamos de ler, mas que escrevem menos e acabam sendo soterradas pelos "heavy-users" que seguimos, é mesmo um problema.

Que resolvi assim: criei uma lista não-pública e selecionei essas pessoas. Dei o nome de "acesso rápido". E hoje sou bem mais feliz!

Um grande abraço!