Translate
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Twitter. As marcas com maior presença
Estava vendo pesquisa do Estúdio Nurum da Espanha sobre as marcas mais citadas no Twitter naquele país e fiquei curioso para saber da realidade brasileira. Quais as empresas que mais aparecem no microblogging? Catei daqui, catei dali [ sempre utilizando-me do santo Google ] e descobri que, à semelhança da Espanha, a Coca-Cola também está no topo do nosso ranking.
O estudo mais recente que eu localizei é de novembro de 2009 [ e pela dinâmica do uso do Twitter, o resultado por já ser outro ] e foi realizado pelo Instituto Digital (iDig). O estudo levou em conta 50 marcas. Dessas, 21 (42%) têm presença oficial na rede de microblogs, mas elas respondem por 74% das mensagens que citam as marcas.
"Foram analisadas 91.145 mensagens do Twitter sobre essas 50 marcas brasileiras de oito setores da economia – automotivo, alimentos, bebidas, financeiro, telefonia, moda, cosméticos e higiene – entre os dias 20 de setembro e 24 de outubro. A lista de empresas inclui Ford, Fiat, Coca-Cola, Schincariol, Bradesco, Itaú, Telefônica, Natura, Azaléia e Danone.
Em média, segundo a pesquisa, as marcas com presença oficial no Twitter mandam cinco mensagens por dia (o que significa cerca de 105 mensagens, considerando o total de 21 empresas) e têm 3.053 seguidores. O consumidor, no entanto, produz nada menos do que 2.602 mensagens diariamente sobre as 50 marcas, o que representa uma média de 52 mensagens relativas a cada uma das marcas por dia." O Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário