Translate

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Filme. Cearense puxa onda espiritualista


Está no Último Segundo: "Se existe um responsável pela onda de filmes com temática espírita que estreará no Brasil este ano - além de "Chico Xavier, o Filme" (com estreia marcada para o dia 2 abril, há "Nosso Lar" e "As Mães de Chico Xavier", no segundo semestre -, é o longa "Bezerra de Menezes".

A produção, modesta, foi a maior surpresa do cinema brasileiro em 2008 e teve um público de mais de 500 mil pessoas. No ano passado, o filme foi lançado em DVD e, até o momento, já vendeu mais de 44 mil cópias.

"O público está cansado desses filmes de favela, cheios de violência", afirma Luiz Eduardo Girão, um dos produtores de "Bezerra de Menezes", referindo-se ao filão que dominou o cinema brasileiro depois do sucesso de "Cidade de Deus", em 2002. Segundo ele, a próxima onda será de longas mais ligados à espiritualidade. Ou, como ele prefere denominar, o cinema transcendental. ""Vão vir muitos outros filmes por aí. É a nova tendência do cinema brasileiro", prevê.



O cearense Girão envolveu-se com cinema graças ao que ele chama de "conspirações divinas do universo". Empresário das áreas de hotelaria e segurança, desde 2001 promove uma mostra de "teatro transcendental" - espetáculos com temática espírita - em Fortaleza. Segundo ele, o sucesso foi tão grande - 35 mil pessoas na edição mais recente, em 2009 - que o cinema foi quase uma evolução natural. Assim como o tema do filme, o médico Bezerra dos Menezes, um dos pioneiros do espiritismo no Brasil, ainda no século 19."

Nenhum comentário: