Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Disco. Uma gravação anterior ao gramofone


Investigadores norte-americanos descobriram recentemente em Paris, uma gravação feita há quase 150 anos de uma canção popular.

A gravação, realizada pelo francês Eduard-Leon Scott de Martinville, é anterior por quase duas décadas à primeira de Thomas Alba Edison, considerado até agora o inventor do gramofone (som gravado).

O nome da canção é "Au clair de la lune” (”À luz da lua), do século XVIII, que começa:
"Au clair de la lune, mon ami Pierrot
(À luz da lua, meu amigo Pierrot)
Prête-moi ta plume, pour écrire un mot.
(Empresta-me tua pena, para escrever uma palavra)
Ma chandelle est morte, je n’ai plus de feu.
(Minha candeia está apagada, já nem tenho fogo)
Ouvre-moi ta porte, pour l’amour de Dieu.
(Abre-me tua por, pelo amor de Deus)
No vídeo abaixo você nota que a melodia é praticamente irreconhecível na gravação, mas não se deve esquecer que foi feita em 9 de abril de 1860, em um equipamento que, curiosamente, estava muito relacionado com a letra da própria canção.

E agora, esse maravilhoso documento tem sua continuidade na edição limitada de um vinil de 7″.

Au Clair de la Lune from Dust-to-Digital on Vimeo.

Nenhum comentário: