Translate

sábado, 9 de janeiro de 2010

Livro. Socorro Acioli e A Bailarina Fantasma


Nessa época em que a Literatura juvenil atrai público em torno de personagens exóticos como vampiros, bruxos e afins, a jornalista e escritora cearense Socorro Acioli volta o 'spotlight' de sua criatividade para iluminar uma figura ainda sombria e que, segundo dizem, habita interior do centenário prédio do Theatro José de Alencar. Falo de "A Bailarina Fantasma".

A partir de depoimentos de pessoas que dizem ter visto, falado e até fotografado um espírito circulando pelos corredores do teatro, Socorro Acioli construiu uma narrativa admirável sobre o fenômeno. O texto atrai o leitor da primeira a última página - ela me enviou uma cópia via e-mail e eu pude confirmar o talento dessa escritora que chegou a ter um roteiro elogiado pelo próprio Gabriel Garcia Marquez, em Cuba.

A obra vai ser lançada agora no dia 27 no José de Alencar, com direito a visita guiada, exibição de um 'making off' do livro, além de uma programação que vai levar o ano todo - por conta do centenário dessa casa de espetáculos.

Ela esteve hoje na Povo-CBN e contou detalhes sobre o livro, das entrevistas que fez com gente séria e - a respeito desse assunto - eu mesmo já tive oportunidade de fazer matéria para a TV Jangadeiro. Na ocasião, a então diretora do teatro Maninha Moraes me mostrou uma foto tirada de um evento com funcionários da casa, onde apareceu em sentido oposto ao da foto a figura de uma jovem vestida de bailarina.

Aliás, essa bailarina chegou a levar um guarda da segurança patrimonial a pedir as contas depois de vê-la passar na passarela do 'foyer' rodopiando loucamente até fundir-se na parede.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que foyer, tanto em inglês como em francês, é sem "u" mesmo, Nonato. Abraços

Socorro Acioli disse...

Nonato, foi ótimo participar do programa, contar com seu estímulo e incentivo. É gente como você que me dá coragem para continuar. Só pessoas muito iluminadas são capazes de elogiar, estimular e ficar feliz com felicidade dos outros.
Estou vivendo um momento muito bom da minha carreira e agora você faz parte dele.

Espero que leia e goste do livro da nossa bailarina.

Um abraço
Socorro Acioli