Translate

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mídia. Notícias falsas lançadas no fim do ano


Alguns meios de comunicação aproveitaram o dia de ontem, 28 de dezembro, para fazer pegadinhas, divulgando notícias "irreais e falsas". Algumas foram formuladas com bastante imaginação. A dos pinguins voadores, por exemplo.

Alguns jornais revelaram que uma equipe de biólogos britânicos trabalhando para o documentário da BBC de Londres “Miracles of Evolution”, havia filmado centenas de pinguins que voavam sobre o Atlântico Sul. O vídeo e as fotos (truncadas) das aves em pleno voo rumo ao Amazonas podiam ser vistos nas últimas horas dessa terça feira.


A própria National Geographic entrou nessa. Ontem publicou no site um descobrimento que revelava que as pedras de Stonehenge eram pura fraude. Citava-se artigo intitulado “Stonehenge, the big hoax”, pelo arqueólogo Mike Parker Pearson.

A notícia mostrava que 90% das pedras que não pertencem a formação original e foram colocadas em sucessivas “restaurações” como parte de uma grande montagem. Jornais como El Pais copiaram a notícia. Dizia-se que era o descobrimento do século. Com fotos fazendo quase o mundo acreditar na mentira.

Nenhum comentário: