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sábado, 21 de novembro de 2009

Consumo&Dor: produtos são maquiados


É como diz a reportagem da Folha deste sábado: muitos produtos são feitos apenas para se comer com os olhos. É que os fabricantes colocam imagem nas embalagens que não correspondem com a realidade do produto.

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É um choque de realidade preparar uma lasanha congelada no micro-ondas. Enquanto a foto da caixa mostra uma massa firme, com queijo derretido na medida certa, a que sai do forno parece ter sido arremessada contra uma parede. Mas será que é mesmo um choque ou todo mundo já se acostumou a ser enganado?

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) fez um levantamento comparando as imagens apresentadas nas embalagens e a real aparência de alguns alimentos industrializados. Entraram no estudo comida pronta e congelada, vendida no supermercado, e pratos de restaurantes de fast food. Os congelados foram preparados pelos técnicos seguindo as instruções das embalagens.

Os pesquisadores encontraram cookies da Bauducco com muito menos gotinhas de chocolate do que a embalagem promete, biscoito wafer Mabel bem mais pálido do que no rótulo, pizza congelada da Sadia com menos azeitonas e queijo do que na imagem da caixa, panetone da Village com falta de chocolate, polpetone da rede de fast food Spoleto espatifado no molho, sanduíche mirrado no McDonald's e esfiha do Habib's recheada com carne bem menos corada do que a do cartaz.

De acordo com o entendimento do Idec, mesmo havendo na embalagem o alerta de que as imagens são "meramente ilustrativas", as fotografias manipuladas ferem os direitos do consumidor.
"As mensagens passadas por essas fotos não correspondem à realidade, o que pode vir a configurar propaganda enganosa, de acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor", diz Marcos Diegues, assessor jurídico do Idec."


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