quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Censura tentou proibir 'Severina Xique Xique'


Nos anos de chumbo, durante a ditadura militar, a Música Popular Brasileira sofreu enorme pressão da Censura. No Ceará, aconteceu um fato interessante com a música de Genival Lacerda, 'Severina Xique Xique'.

Uma das mais conhecidas músicas do cantor e compositor parabiano, 'Severina Xique Xique' já era sucesso junto ao público nordestino quando o departamento regional da Polícia Federal do Ceará encaminhou a letra ao diretor da Divisão de Censura de Brasília.

O motivo era, no mínimo, curioso: protesto de famílias cearenses em relação à palavra "boutique" a qual acusavam ter duplo sentido. O técnico de censura de Brasília, entretanto manteve a liberação da música, afirmando que a canção "é um veículo de integração da nacionalidade". [Fonte: cm]

3 comentários:

Júnior - Blog X TV disse...

Ola, gostaria de saber se nao estaria interessado em faser parceria comigo de trocarmos links? O endereço do meu blog é www.xtvnet.blogspot.com

Parabens pelo blog Gente de Mídia, é muito bom... abraços e sucesso ..^^,

Nonato Albuquerque disse...

Meu caro Jr, já bloguei vc e seu XTV.

Anônimo disse...

Ouvi um apresentador de TV rodar um vídeo de uma mulher jogando bowling e dizer que "olha só, mulher inventando de jogar". Depois, falar que em nosso pais não tem nada de bom. Porque ele não se muda daqui do Ceará?

Conceição de Maria Lopes