Translate

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Base de foguetes vem para o porto do Pecém


E o jornal Valor Econômico largou a bomba: o Ceará vai ter base de lançamento de foguetes. Ela seria localizada próxima ao Porto do Pecém.
" Antes concentrado em Alcântara, no Maranhão, um local privilegiado para o lançamento de foguetes devido a sua posição privilegiada em relação à linha do Equador, parte do programa espacial brasileiro será transferido para o litoral do Ceará, em região nas proximidades do porto de Pecém. O assunto será discutido na quarta-feira em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministérios, empresas e agências responsáveis pelo programa espacial.

A divisão tornou-se inevitável depois que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) baixou uma portaria decretando como área quilombola 78 mil hectares dos 114 mil hectares que constituem a península de Alcântara. O município deveria abrigar o Complexo Espacial Brasileiro (CEB) - seriam quatro centros de lançamento de foguetes, três em convênios com outros países e um inteiramente nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS), que é desenvolvido pela Aeronáutica. Também seriam construídos hotéis e clubes a fim de atrair para Alcântara extensões universitárias inteiramente voltadas para a tecnologia espacial".
Clique e leia tudo AQUI

Um comentário:

Marcos disse...

É mais fácil até a NASA instalar uma base no Pecém do que chegar a tal refinaria e a siderúrgicas tão sonhadas