Translate

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Novela global pode ter exibição interrompida


A nota está publicada na coluna do Daniel Castro: "O Ministério da Justiça deu ontem cinco dias úteis para a Globo deixar de exibir "Senhora do Destino" na sessão "Vale a Pena Ver de Novo" (14h35). A Globo vai recorrer da decisão.

Em ato publicado no "Diário Oficial da União", o diretor do departamento de classificação indicativa do ministério, Davi Pires, cassou a classificação dada pela própria Globo à novela de Aguinaldo Silva, de imprópria para menores de 10 anos.

Pires reclassificou "Senhora do Destino", cuja reprise vem fazendo sucesso, como inadequada para antes das 20h, por apresentar conteúdo impróprio para menores de 12 anos: "assassinato, agressão física e verbal e linguagem de conteúdo sexual". A decisão inviabiliza a reprise da novela.

No despacho, Pires afirma que a Globo não cumpriu o compromisso de adequar "Senhora do Destino" ao horário livre e que foi advertida duas vezes. A Globo pediu prazo de 30 capítulos para reeditar a história. O ministério negou.

A Globo irá agora apresentar um recurso ao secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. Se não tiver êxito, poderá apelar ao ministro da Justiça, Tarso Genro.

O principal "problema" de "Senhora de Destino" é justamente sua maior virtude, Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), uma das maiores vilãs de todos os tempos. A Globo cortou cenas mais fortes, mas não o suficiente para os censores.".

Nenhum comentário: