Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Livro sobre profeta Gentileza é lançado no CE


O profeta Gentileza, que tivemos o prazer de conhecê-lo em suas andanças pelas ruas de Fortaleza, é tema do livro 'Univvverrsso Gentileza´, a ser lançado hoje no Dragão do Mar. Leia o que escreve sobre ele, Henrique Nunes repórter do Diário do NE de hoje:
Profeta, poeta, hippie, pensador popular ou simplesmente pirado? Bom, hoje em dia, com sua disposição em provar que ´gentileza gera gentileza´, José Datrino, ou melhor, o Profeta Gentileza (1917-1996), continuaria sendo visto como excêntrico demais para os padrões sociais vigentes.

No entanto, se considerarmos sua experiência de vida pelo viés de seus singelos ensinamentos, amplificados pela mística que ela acumulou nos últimos anos, pode ser que ele se desfizesse um pouco de seu carma maldito, e pudesse ser compreendido ou ao menos lido, ouvido, consultado como uma espécie de oráculo de seu tempo, a exemplo do que se deu com outros mestres da lucidez, de Gandhi a Artur Bispo do Rosário, passando pelo mítico Quixote, como não?

Todos identificados com a paz e a criação. Todos, profetas da gentil sabedoria dos que sabem pertencer a uma espécie ainda com salvação. É este personagem do planeta que o filósofo Leonardo Guelman resgata no livro ´Univvverrsso Gentileza´, cujo lançamento acontece hoje, com direito a palestra sua e a exibição do curta ´Gentileza´, de Dado Amaral e Vinicius Reis.

Nenhum comentário: