Translate

domingo, 3 de maio de 2009

Karine Mitre faz radiografia do forró no Ceará


Karine Mitre [Levanta Poeira, TV Diário] conversando no programa com Beth, vocalista da Mastruz com Leite, avaliava o ambiente do forró atual. As duas fizeram uma radiografia da situação do ritmo e chegavam à conclusão de que o forró está "muito bagunçado".

As duas citavam que bandas hoje estão se subutilizando de músicas de outros como se fossem suas, além da crise ocasionada pela quebradeira das gravadoras por conta da pirataria.

"Tem muita gente boa no forró, mas tem muita gente ruim também", acrescentou Karine.

4 comentários:

Ismael Luiz disse...

Mais gente ruim do que boa.A começar pelas duas "autoridades" em forró.

Blog Blogspot disse...

Nonato,
Vc que é amigo (ou tem acesso a Karine)...bem que vc poderia ter um furo jornalístico se extraísse dela quem é "gente boa" nesse forró que a própria "amostra" na TV Diário. Se "gente boa", for pessoa de bom coração, acho que deve ter sim...mas se for pessoa boa em Música, pelamordedeus, que ela aponte pelo menos 3 dos que compõem, tocam e cantam essa lambada com sanfona, apelidada de "forró eletrônico", made in Ceará, prá vergonha de todos nós, que tem o mínimo de sensibilidade. Tenho dito. Muchas gracias!

Anônimo disse...

Brilhante conclusão da ilustre "apresentadora"

Blog Blogspot disse...

Nonato, e tem mais:
A Karine e a Beth precisam ser lembradas que, após ter criado o baião, em 1949, Luiz Gonzaga criou e gravou o 1° "forró" - "Forró no Escuro" (cuja 2ª sanfona foi tocada por Dominguinhos, aos 17 anos), em 1957. E, como todo gênio musical, inovando ao longo de sua carreira, EM 1973, Seu Luiz MODERNIZOU o forró, quando gravou o disco "Sangue Nordestino". Reparem na faixa "O Fole Roncou", onde a guitarra e o baixo faz contrapontos ostensivos com a sanfona-zabumba-triângulo, SEM DESCARACTERIZAR O FORRÓ. Esta soma da tradição acústica com a modernidade elétrica fizeram parte até seu último disco em 1989, ano de sua desencarnação.

Portanto, por questão de Justiça e a bem da Verdade, é falso e é mentira propagar ter sido o forró modernizado e se tornado eletrônico somente a partir de Novembro de 1990, com a criação da 1ª banda de forró eletrônico. A Verdade é que o Rei Luiz Gonzaga já havia modernizado o forró, com classe, 23 anos antes. Isto é um fato.