Translate

terça-feira, 7 de abril de 2009

Conclamação ao uso do preto pelos jornalistas


O Sindicato dos Jornalistas do Ceará conclama profissionais e estudantes a vesttirem preto no dia de hoje, dia do Jornalista. A nota diz:
"Sem motivos para comemorar a data, profissionais e estudantes de Jornalismo do Ceará vestirão preto em protesto contra os ataques à profissão. O uso de blusa preta para ir ao trabalho ou à aula simbolizará o inconformismo dos profissionais com a intransigência, o autoritarismo, a truculência, enfim, o desrespeito contra a categoria.

O atual contexto é desfavorável aos jornalistas. No setor de jornais e revistas, os patrões fecharam os canais de negociação e empurraram para o sétimo mês a campanha salarial. Na área de rádio e televisão, as negociações continuam indefinidas.

Nos últimos meses, os donos de jornal contrataram segurança privada e acionaram a segurança pública para intimidar os profissionais em manifestações legítimas dos trabalhadores contra o achatamento salarial e a indisposição patronal para negociar.

Foi essa indisposição que levou a categoria a deliberar por uma greve no dia 18 de março, mas, a pedido dos empresários, a Justiça expediu três interditos proibitórios impedindo a realização de piquetes nos jornais e inviabilizando as paralisações. A Polícia - Batalhão de Choque, Gate e Cotam - chegou a montar aparato com veículos, armas de fogo e pelo menos 60 homens para asfixiar qualquer movimento da categoria nesse sentido.

Se o cenário local não é dos melhores, em nível nacional a situação também é de alerta. Jornalistas de todo o País estão sendo convocados pelos 31 sindicatos da categoria e pela Federação Nacional dos Jornalistas a se mobilizar em defesa da profissão, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) está para decidir se mantém ou revoga a Lei de Imprensa e a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício profissional.

É por tudo isso que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) convida os profissionais e os estudantes para usarem blusa preta nessa terça-feira, Dia do Jornalista."

2 comentários:

Fernanda Cibele de Oliveira disse...

poxa, se tivesse ficado sabendo antes de sair de casa, vestiria preto, sim...mas estou de amarelo...quem sabe assim atraio dinheiro para os jornalistas~, para quem está querendo aumento salarial, não é mesmo!
E isso ai, colegas, sigamos na luta!
Parabéns a todos os jornalistas!

Ismael Luiz disse...

Oh!como radialista,quanta inveja dos jornalistas!