Translate

sábado, 28 de março de 2009

Jornalistas na praça no dia 31 de março


Chegou o momento mais importante da campanha em defesa do diploma de Jornalismo como condição para o exercício profissional. A votação no STF sobre a obrigatoriedade da formação específica será na próxima quarta-feira (1º/4). Estudantes e jornalistas devem vestir a camisa, pôr a bandana na cabeça, colar adesivo no peito e sair às ruas para demonstrar o sentimento a favor de um Jornalismo melhor para a sociedade. Vai ser no dia 31 às 9 horas na praça da Imprensa.

Profissionais de redação e assessoria, estudantes e professores de Jornalismo e jornalistas desempregados ou aposentados, chegou a hora do esforço conjunto para sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a manterem a exigência da formação superior específica como condição para o exercício da profissão. A maior Corte do País vai decidir na próxima quarta-feira, 1º de abril, se mantém ou não a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo.

A hora é de todos vestirem literalmente a camisa do diploma e saírem às ruas. Na ida à faculdade ou ao trabalho, no momento das compras ou da atividade física, na saída com os colegas ou durante o lazer, cada um deve contribuir para dar visibilidade a essa campanha que interessa aos jornalistas, mas também à sociedade.

(Sindjorce)

3 comentários:

Ismael Luiz disse...

Caso sirva,presto a minha solidariedade aos companheiros da comunicação.Estou dizendo da comunicação,para que não digam que sou jornalista.Infelizmente.

Anônimo disse...

Outra ação para reforçar essa luta é tirar os falsos jornalistas das redações e do ar. E temos mais um: Daniel Viana, ex-vj da TV União, agora repórter da TV Verdes Mares. Nunca sequer pisou numa sala de aula de um curso de jornalismo.

Anônimo disse...

Se até para realizar exame e conquistar uma carteirinha de radialista 'o sistema' (curso, escola, faculdade), não favorece... Pelo menos no interior do estado conheço dezenas de comunicadores 'doidos' para ter ao menos uma carteirinha dessas mas, as dificuldades começam pela falta de informação (isso mesmo, informação, comunicação...) chegando até mesmo à falta de cursos e bancas examinadoras. Imagine só, o deslocamento à capital, deixando suas funções na cidade interiorana, se instalando em casas de amigos (gerando despesas), enfim... os poucos radialistas (e até jornalistas) profissionais existentes aqui em Aracati deixam muito a desejar e não causam nenhuma 'inveja' aos iniciantes.

sem falar que da mesma forma que acompanhando atentamente alguns profissionais jornalistas na midia brasileira (no ceará nem se fala), que possivelmente possuam diploma de jornalismo causam até 'nojo' pelo conteudo mostrado.

Parece que, ou a maioria dos jornalistas compraram os certificados ou não se aprende nada na faculdade.

Parabéns aos excelentes jornalistas em nosso estado.