Translate

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Slogan, grito de guerra do mundo consumista


Fui procurar no santo Google a homepage da Slogan Publicidade, mas não tive sorte. No entanto, localizei um arquivo sobre "slogan" que me chamou a atenção. Slogan é aquela frase curta que identifica facilmente um produto ou serviço.

Fiquei sabendo que "slogan" deriva-se de "slaugh-ghairn", corruptela de uma expressão do idioma gaélico que servia como grito de guerra usado nas antigas clãs para inspirar os seus membros a lutarem pela preservação do grupo. Hoje, certamente, funciona como grito na guerra da publicidade.

O bom 'slogan' é curto e direto expressando a história, a psicologia, o conceito da marca, empresa ou produto e ou serviços.

Alguns exemplos:

"Um pneu é um pneu" - Gerardo Bastos, criado Aderson Braz (eu pensava que fosse do Irapuan Lima, mas o Alan Neto me confirmou isso).
"Alguns homens fazem o que outros apenas sonham" - Cigarro Marlboro
"Com você é Melhor" - Rede Record
"How are you?" - Vodafone
"Globo News. Quando você precisar." - Globo News
"Globo News. A vida em tempo real." - Globo News
"Só se vê na Globo!" - Rede Globo
"Prazer em ver" - Band
"O show da Vida" - Fantástico
"Desenvolvendo Sites. Desenvolvendo Sonhos!" - FastDesign
"Aconteceu, virou Manchete" - Revista Manchete
"like.no.other." ("Como nenhum outro" em português) - Sony
"I'm lovin' it" ("Amo muito tudo isso" em português) - Mcdonalds

Um comentário:

Ismael Luiz disse...

MAIS UM:" RÁDIO POVO, A COMPANHEIRA".