Translate

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

E sapatos viram símbolo de protesto no mundo


Acabei de ver na tv uma manifestação em frente a embaixada de Israel nas Filipinas. Uma multidão lançou um enorme sapato contra a sede da embaixada. Eles protestavam contra a invasão dos judeus na faixa de Gaza e a repetição nos dias modernos do episódio David e Golias.

O sapato realmente virou símbolo de protesto no mundo inteiro. Ramazan Baydan, o dono da empresa que fabrica o modelo de sapatos com o qual o jornalista iraquiano Montazar al Zaidi atacou George W. Bush, assegura que já recebeu mais de 300 mil pedidos do modelo.

E um milionário saudita ofereceu 10 milhões de dólares pelos sapatos lançados pelo jornalista contra o presidente americano. Na Internet proliferam videogames que convidam a pessoa a fazer pontaria contra o rosto do presidente norte-americano. Só o vídeo da agressão já recebeu milhões de visitas no YouTube e 7 mil pessoas se declararam fãs de Montazar Zaidi (Al Zaidi) no Facebook.

3 comentários:

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Parece-me que este protesto partiu também da cantora Maysa, que atirou um sapato porque pessoas que estavam numa churrascaria não pararam de comer para ouvi-la cantar.

Anônimo disse...

Realmente. É a luta de David contra um Golias imenso, patrocinado pela força do petróleo e pelo fanatismo religioso.
São 21 países árabes mais Gaza (leia-se hamás) atacando o único país judeu, por coincidência a única democracia do Oriente Médio, que é vítima do antissemitismo global.

Anônimo disse...

Fanatismo é ver Israel como David. Neste último confronto, basta ver que o "terrorismo de Estado", praticado por Israel matou mais de 500 palestinos, inclusive 20 estudantes dentro de uma escola da ONU.
Caro Saulo, seu raciocínio é puro sofisma.
Que democracia é esta que funciona internamente pros judeus, ao passo que mata mais que seus inimigos de fora????